Garantido apoio comunitário para reforço da eficiência da rede de água em S. João da Madeira

1124
Imagem cedida pela Câmara de S. João da Madeira.

Aprovação de candidatura da empresa municipal “Águas de S. João’’ ao programa POSEUR assegura 170 mil euros.

A empresa municipal “Águas de S. João” vai contar com um financiamento europeu de cerca de 170 mil euros, no âmbito do PO SEUR, Programa Operacional “Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”. Esse é o resultado da aprovação de uma candidatura para melhoria da eficiência da rede de abastecimento público de S. João da Madeira, que irá beneficiar a qualidade do serviço prestado à população e reduzir perdas.

A operação proposta pela “Águas de S. João” passa, nomeadamente, pela substituição de redes de abastecimento de água com desempenho ineficiente, assim como pela aquisição e instalação de equipamentos e programas de telegestão, com recurso a sistemas acústicos e de vídeo.

Neste último caso, pretende-se, nomeadamente, investir na aquisição de equipamento para gestão operacional do sistema e para de pesquisa ativa de fugas, o que, juntamente com outras intervenções previstas, permitirá uma redução do nível de perdas em mais de 60 por cento, num horizonte de dois anos, de acordo com as estimativas da empresa municipal sanjoanense.

Investimento total de 500 mil euros

O valor total do investimento a realizar pela “Águas de S. João” nesta operação de superior a meio milhão de euros. Os 170 mil euros assegurados no âmbito da candidatura ao PO SEUR correspondem a cerca de 40 por cento da verba elegível para efeitos de candidatura, que é de 423 mil euros.

Surgindo como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020, o PO SEUR “pretende contribuir especialmente na prioridade de crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes”.

Município de S. João da Madeira

Publicidade, Serviços & Donativos