Galerista franco-português doou retrato de Santa Joana do Séc. XVIII a Aveiro

1056
Santa Joana Princesa.

Um retrato da Princesa Joana (filha do rei D. Afonso V), também conhecida como Santa Joana Princesa,  padroeira da cidade, foi doado ao Museu de Aveiro / Santa Joana pelo galerista Philippe Mendes, anunciou o próprio através a sua assessoria de imprensa.

O quadro sobre cobre é apresentado como “um trabalho preparatório para uma tela produzida no século XVIII, cuja autoria é atribuída ao pintor romano barroco Michelangelo Cerutti”, tendo sido “descoberto e adquirido no ano passado num leilão em Azeitão” pelo franco-português radicado em Paris.

A formalização da oferta decorre dia 29 de Abril, às 18 horas, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, por ocasião da inauguração da 19ª edição da Lisbon Art and Antiques Fair ( LAAF).

Phillipe Mendes explicou que a doação “pretende incentivar outros mecenas a contribuírem para que os museus portugueses revitalizem os seus acervos, e que exibam obras que de outra forma não poderiam adquirir, sem esquecer, como é óbvio, a necessária promoção e preservação da história, cultura e identidade nacional”.

Formado em História da Arte pela Escola do Louvre, o galerista é apresentado como especialista em Pintura Italiana do século XVII e também “um grande entusiasta” da arte portuguesa dos séculos XVI, XVII e XVIII, disciplina que leciona na École du Louvre.

Em 2015, doou ao Louvre uma tela da pintora portuguesa Josefa de Óbidos e tem sido impulsionador para a existência da primeira sala neste museu dedicada à pintura portuguesa, que acredita estar para breve.

Proprietário da Galeria Mendes em Paris, Phillipe Mendes é presença habitual na Lisbon Art and Antiques Fair (LAAF), tendo já arrecadado vários prémios pelo seu stand.

Nesta 19 ªedição, além da obra da princesa Santa Joana, apresentará outras, com destaque para uma maquete arquitectónica considerada rara atribuída a Mateus Vicente de Oliveira e a sua mais recente descoberta: uma peça (baptistère) em prata produzida no Brasil no século XVIII, mas que remete para o reinado português e de que existem poucos exemplares no mundo.

Depois do fecho da LAAF, Phillipe Mendes deslocar-se-à a Aveiro para integrar a exposição comemorativa dos 500 anos da morte da Santa Joana Princesa, patente a partir de 12 de Maio , onde o retratado doado estará patente.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780