
Alunos da licenciatura de Design de Produto e Tecnologia da Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN), em Oliveira de Azeméis, desenvolveram “modelos únicos de sneakers” correspondendo ao desafio lançado Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP).
Ao longo da atividade, que teve início em setembro do ano passado, os participantes realizaram o design e cortaram as peças usadas. Os resultados foram apresentados em Janeiro de 2025, seguindo-se o desenvolvimento dos modelos físicos. O resultado está agora patente numa exposição intitulada ‘Sapatilhas’.
A formação prática inserida na unidade curricular de ‘Projeto de Desenvolvimento de Produto ‘, que incluiu, também, uma visita à empresa Fernando Ferro & Irmão, em Estarreja, foi promovida no âmbito do projeto ShoeDigInov, através do qual o CTCP pretende desenvolver “atividades de inovação e desenvolvimento, de demonstração e experimentação, e de transferência e difusão de conhecimento.”
Segundo um CTCP, os alunos envolvidos nesta parceria com a ESAN tiveram oportunidade de “explorar as inúmeras potencialidades e possibilidades de design de calçado, e dar a conhecer os processos e materiais envolvidos no desenvolvimento de um sapato, para criar um modelo físico de um sneaker”.
Após o trabalho dos vários grupos, foram prototipados 15 modelos distintos com recurso a tecnologias de personalização disponíveis no FabLab que funcionada na sede do CTCP em São João da Madeira (impressão 3D, gravação a laser, bordadura e impressão digital).
“Tanto o corpo docente da ESAN presente, como a diretora-geral do CTCP, mostraram abertura em dar continuidade à parceria entre as duas instituições”, refere a nota informativa, destacando a importância destas atividades para “aproximar os estudantes a um setor ligado ao passado, ao presente e ao futuro da indústria portuguesa”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






