Futuro com esperança em Albergaria-A-Velha

1433
Albergaria-A-Velha.
Comercio 780

O trabalho desenvolvido nos últimos 8 anos mereceu a aprovação dos albergarienses e os resultados destas últimas eleições são expressivos. Recebemos mais um voto de confiança das pessoas para continuar a trabalhar por Albergaria, a melhoria dos resultados alcançados. Aumenta ainda mais a nossa responsabilidade!

Por António Loureiro *

Com uma excelente equipa de vereadores, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, temos desenvolvido um trabalho ímpar, executámos os desafios e os projetos do nosso anterior programa de candidatura.

Apesar de quase dois anos em contexto de pandemia COVID-19, a Câmara não parou.

Neste novo mandato vamos continuar a trabalhar com abertura, robustez e transparência, numa relação de proximidade com Todas e Todos, capaz de ultrapassar os desafios da atualidade e de consolidar o crescimento e o desenvolvimento do Concelho.

Este é o caminho que queremos continuar a trilhar nos próximos 4 anos. Seguimos na convicção de ouvir, unir vontades e gerar consensos com todas as pessoas, sem deixar ninguém pelo caminho!

É tempo de enfrentar o futuro com esperança e concretizar aquilo que ainda faz falta e que temos que melhorar em Albergaria.

São 5 os eixos prioritários de atuação – 2021 a 2025:

1 – Desenvolvimento Económico, Emprego, Atratividade do concelho;
2 – Ação Social, Educação, Saúde e Habitação;
3 – Turismo, Cultura, Desporto e Planeamento e Urbanismo;
4 – Ambiente, Mobilidade e Sustentabilidade;
5 – Governação e Proteção Civil

Apostamos em projetos e investimentos estratégicos, que configuram, os principais desafios e prioridades para os próximos anos para o concelho de Albergaria-a-Velha.

Com uma gestão financeira sustentável e com a utilização do (Quadro Comunitário de Apoio vigente de 2020 e próximo Quadro Comunitário de 2020/2030).

Temos como grandes desafios:

– Novo Plano de Ação de Desenvolvimento Económico, cuja execução se encontra em curso com a implementação do projeto de ampliação e requalificação da Zona Industrial e execução de um novo arruamento (Numa área de 17 Hectares), cujo o investimento municipal é superior a 3,7M€;

– Requalificação do Parque Escolar e Aposta em Ambientes Educativos Inovadores;

– Vamos executar a 3ª Fase da Requalificação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha – Bloco Central (espaços sociais, administrativos e salas de aula);

– Vamos também executar a 2ª Fase da Requalificação da EB2,3 da Branca;

– Ao mesmo tempo iremos reforçar o Programa Municipal de Desenvolvimento Tecnológico na Educação, com soluções inovadoras.

– Saúde / Requalificação e Construção de novos equipamentos;

– Execução da Requalificação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha (obra já em fase de início de execução);

– Construção da nova Extensão de Saúde – USF Beira Vouga (com projeto aprovado e candidatura a financiamentos já apresentada);

– Programa de Apoios à Habitação;

– Dinamizar a regeneração urbana com vista ao aumento da oferta de habitação para arrendamento, aumentando os benefícios para a construção no concelho, em particular os mais jovens, como forma de fixá-los no nosso Concelho;

Iremos criar novas Áreas de Regeneração Urbana nas Freguesias:

• Continuar a Execução da requalificação de zona envolvente à Igreja de Alquerubim e dar continuidade aos passeios da Estrada Nacional 16-2;
• Novo arruamento e espaço verde entre a Rua dos Pinheiros e a Rua do Espírito Santo, em Angeja(Terrenos já adquiridos);
• Conclusão da praça central na Ribeira de Fráguas (junto à igreja) (Terrenos já adquiridos);
• Novo arranjo em Telhadela, envolvente à capelaSant`Ana (Terreno já adquirido);
• Requalificação da envolvente ao edifício da Junta de Freguesia de S. João de Loure e Frossos;
• Arranjo urbanístico na envolvente à Igreja de S. Gonçalo no Sobreiro;
• Requalificação da estrada e construção de ciclovia na estrada da N. Senhora do Socorro – Fradelos; (Albergaria/Branca)
• Requalificação da R. Comendador Augusto Martins Pereira, em Frossos;
• Requalificação do Largo da Capela de S. José, em Assilhó (terreno já adquirido);

– Executar o projeto do Parque da Cidade (Já temos anteprojeto concluído e parte dos terrenos já adquiridos);

– Criar uma cidade do desporto no centro Albergaria-a-Velha: Além dos equipamentos desportivos existentes e de toda a atividade desportiva (junto ao Pavilhão e piscinas de albergaria, recentemente requalificados, com investimentos superiores a 900 mil euros) vamos agora requalificar os campos de ténis e criar mais um novo.

– Criar dois novos campos de Padel, e criar um novo campo de Basquetebol, por forma a diversificar a oferta desportiva;

Um outro Investimento estratégico está em fase de assinatura o contrato entre o IP, SA e o Município de Albergaria-a-Velha, que permitirá finalmente requalificar a Estação do caminho de Ferro em Albergaria-a-Velha e zona envolvente à Estação, onde iremos fazer a utilização do prémio pela boa execução das obras da PARU, em mais de 500 mil euros;

O Centro de Recolha de Animais (CRO), está em fase de início de execução da obra, tendo sido elaborado um novo projeto e apresentada candidatura esta semana para ampliação futura do mesmo;

Vai ser iniciada a execução da obra do Centro Municipal de Proteção Civil (que demos o nome de) Eng. Fausto Vidal (amigo pessoal mas acima de tudo um Amigo de Albergaria) um nome que não pode ser esquecido;

– Outras grandes apostas deste executivo:

Construção do Parque da Vila da Branca já foram adquiridos grande parte dos terrenos 27.000m2;

Criar o Museu de Albergaria-a-Velha – programa em fase de conclusão;

Continuar a implementar a Estratégia de Sustentabilidade Albergaria-a-Verde.

• Continuar alargar a rede de Mobilidade Suave e Vias Cicláveis;
• Apresentámos candidatura para executar os Passadiços do Caima(Valmaior/Palhal);
• Apostamos na Valorização Turística Sustentável da Pateira de Frossos, com entrada em funcionamento em Janeiro de 2022 do Centro Interpretativo da Pateira de Frossos, único equipamento no nosso concelho dedicado inteiramente ao ambiente e sustentabilidade;

Estamos numa fase de reabilitar, requalificar e reaprender a viver após o último ano e meio de COVID-19. Agora, mais do que nunca, é fundamental continuarmos a investir, criarmos riqueza e apoiarmos as famílias, para que todos possamos valorizar melhor a nossa terra, o nosso concelho, o nosso património natural e cultural.

Ninguém faz nada sozinho.

Para terminar como comecei, agradeço à equipa do executivo municipal que sempre me acompanhou, aos membros da Assembleia Municipal, aos colaboradores municipais e toda a comunidade local, não esquecendo, em especial a todos os Presidentes das Juntas de Freguesia, pela gestão de sucesso que temos conseguido e vamos continuar a conseguir em conjunto.

Um especial agradecimento ao, presidente da Assembleia Municipal por todo o trabalho isento e de elevada qualidade realizado à frente deste órgão, é um orgulho para todos os Albergarienses podermos continuar a contar com o Dr. Mário Branco.

A todos os empresários, redes locais e associações,IPSS`s, comunidade educativa, saúde, bombeiros, GNR,entre outros, o meu muito obrigado por toda a colaboração e empenho no desenvolvimento do nosso concelho.

Termino, agradecendo o trabalho e o esforço de todos os autarcas que cessam agora as suas funções e dando as boas-vindas aos novos autarcas agora eleitos, a quem desejo as maiores felicidades para o desafios futuros.

Por fim :

Mais do que as obras, as pessoas estarão sempre em primeiro lugar.
E é sob esse lema que continuaremos a focar os nossos esforços.

Vamos continuar a apostar no apoio às Famílias, para que ninguém fique para Trás.
Vamos fazer ainda mais e melhor, para Albergaria continuar a crescer!
Vamos fazer uma Albergaria de Todos e para Todos!

* Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-A-Velha, discurso de toamda de posse para o mandato 2021-25.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780