Futebol distrital: Lamas ‘brindou’ Beira-Mar com derrota na entrega do troféu de campeão (1-2)

1347
Facebook do Beira-Mar.
Dreamweb 728×90 – Video I

O União de Lamas venceu o Beira-Mar, em Aveiro, por 1-2 (0-0 intervalo) em partida a contar para a 14ª e última jornada da fase de apuramento de campeão da divisão de elite aveirense.

Uma grande penalidade ao ‘cair do pano’ valeu a vitória forasteira que não fez arrefecer a festa preparada para a entrega do troféu de campeão distrital aos locais.

O Beira-Mar, que tinha como objetivo concluir o campeonato com um percurso só com vitórias, acabou por na derradeira ronda sofrer a quarta derrota no campeonato (depois de Fermentelos, Estarreja e Paivense), terminado o campeonato com 67 pontos.

Já o Lamas chegou ao fim em terceiro lugar com 47 pontos, menos um que o Paivense.

Ficha de jogo

AFA TV ou FPF / AFA

A primeira parte esgotou-se sem oportunidades flagrantes de golo, com o Beira-Mar, ainda assim, a chamar a si, numa fase inicial, maior assédio ao último reduto contrário. Aos 7 m, Leandro Vieira, numa assistência de Maurício, atirou por cima da baliza. O jogo não ia ao encontro da expetativa gerada e ‘arrastou-se’ de parte a parte. À meia hora, Bryan colocou bem na área, mas Nuno Martins esteve melhor a fazer o corte. Numa incursão atacante seguinte, Leandro Vieira foi ‘travado’ em falta. Um ‘canto mais curto’ convertido sem perigo.

Até ao intervalo, viu-se mais ataques do Lamas, que tentou também o remate para abrir o marcador (Alex Brandão alvejou por duas vezes a baliza, com a bola a sair por cima do travessão).

No regresso dos ‘descanso’, a equipa lamasense continuaria atrevida. Alex Brandão insistia no remate, valendo aos locais a falta de pontaria.

Aos 53 minutos viu-se a melhor jogada, até então, do Beira-Mar, que esteve perto de abrir o marcador. O central Ricardo Almeida assistiu Diogo Tavares na direita que cruzou atrasado para a área, onde apareceu o ponta de lança Luccas Marques a fazer o remate, levando a bola a ser devolvida pelo poste esquerdo para os pés de Artur, que ajeitou e atirou por cima.

O jogo ganhava intensidade. Na resposta, Chapinha fez um remate em jeito, que saiu junto ao poste da baliza defendida por Diogo Almeida. Os visitantes acabaram mesmo por chegar ao golo num lance confuso na pequena área. Uma tentativa de alívio defensivo levou a bola a ressaltar nas costas de Alex Oliveira, recém entrado, e entrou na baliza.

Um ataque rápido do Beira-Mar colocou a defesa forasteira em dificuldades. Diogo Tavares assistiu Rafa Fonseca junto à área, que, na sua primeira intervenção, rematou junto ao poste.

Os aveirenses empataram aos 72 m na sequência de ataque bem delineado pela esquerda. Leandro Vieira cruzou para a área, onde Rafa Fonseca surgiu a cabecear de cima para baixo (10º golo na prova).

O 2-1 esteve perto de acontecer num remate de Leandro Vieira, que saiu por cima da trave.

Pouco depois, do lado contrário, Zé António, goleador do Lamas, tentou a sua sorte com o mesmo expediente, também sem sucesso.

O Beira-Mar ficou reduzido a 10 nos minutos finais, já que Leandro Vieira saiu com queixas num joelho. E acabou por sofrer o segundo golo após uma grande penalidade por falta de Luís Breda sobre Zé António. Alex Brandão não desperdiçou.

Ouviu-se logo o ‘apito final’ que foi seguido da entrega aos aurinegros do troféu de campeão distrital conquistado a quatro jornadas do final do Campeonato Sabseg.

Antes do arranque do jogo, os adeptos locais tiveram uma segunda taça para festejar, que foi alcançada pela equipa de sub 19, campeã da segunda divisão distrital após bater o Lourosa B por 2-1, fechando com ‘chave de ouro’ uma época em que apenas ‘deixou escapar’ três pontos (1 derrota e um empate).

Garantida a promoção ao Campeonato de Portugal, a época dos seniores do Beira-Mar tem, ainda, mais dois jogos antes de terminar para decidir a Taça e a Supertaça distrital, ambos tendo pela frente o Recreio de Águeda.

Mais informações em AFA TV https://www.afatv.pt/jornada/1

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.