Formulários online

1503
Comercio 780

Vivemos em plena era digital, uma altura em que a world wide web se tornou omnipresente nas nossas vidas e os computadores numa extensão no próprio corpo humano.

Com o advento dos dispositivos móveis e com a democratização das redes wi-fi, passámos a estar conectados praticamente em permanência e, com isso, as empresas encontraram novas formas de encurtar distâncias, de optimizar o trabalho e maximizar os resultados. E, no entanto, algumas coisas continuam na mesma.

Por mais voltas que o mundo dê, existem coisas que nunca vão desaparecer. É o caso dos formulários, fundamentais no dia-a-dia dos serviços e das marcas para recolher dados e informação, para registar novos clientes ou para fazerem inquéritos de satisfação. No entanto, até estes formulários evoluíram.

Agora, é possível encontra-los na rede, de forma totalmente online, o que transforma tudo mais simples, fácil e rápido, além de ser uma solução bem mais sustentável ecologicamente falando.

Existem várias vantagens e benefícios para que as empresas estejam a utilizar cada vez mais estes formulários electrónicos. Além disso, existem na rede poderosos geradores de formulários online, que possibilitam a qualquer um criar os seus próprios formulários online, mesmo para quem não está muito habituado a usar este tipo de ferramentas digitais.

As vantagens

São vários os benefícios em recorrer a este tipo de formulários. Começando logo pelo facto de que, por serem online, é possível aceder à sua informação de forma remota, sem ser necessário sequer estar enterrado em papeis e mais papeis. Graças à cloud, basta ter uma ligação à internet e um dispositivo móvel para aceder aos dados a partir de qualquer local, a qualquer hora do dia.

A outra vantagem imediata e óbvia é que, com menos papel utilizado, estará a gastar menos dinheiro. Ou seja, os formulários electrónicos são uma forma das empresas maximizarem também os seus lucros, ao diminuirem as suas despesas. Claro que, além disso, é uma ferramenta extremamente mais ecológica. Numa altura em que já é impossível ignorarmos a crise ambiental em que vivemos, recorrer a este tipo de formulários permite reduzir o desperdício, tornando a sua actividade profissional mais verde, mais sustentável e mais amiga do ambiente.

Além disso, os formulários online podem ser elaborados para irem ao encontro das necessidades e motivações dos clientes e utilizadores. Ou seja, os formulários online podem ser desenhados de forma a que determinadas perguntas que não são relevantes para certo cliente possam desaparecer de acordo com a resposta anterior. Esta personalização leva a um maior engajamento por parte do utilizador, garantindo a sua total motivação e, consequentemente, colaboração.

Finalmente, mas não menos importante, os formulários electrónicos são ainda uma forma extremaste conveniente e inovadora de recolher, analisar e comparar dados, de forma a maximizar os seus resultados. É uma ferramenta cada vez mais utilizada na internet, no comércio electrónico e na análise de dados pela sua facilidade de chegar às pessoas, assim como no tratamento de dados, reduzindo os erros de análise e de perspectiva.

Porquê criar um formulário online ?

A pergunta é simples e as respostas são ainda mais do que óbvias. A primeira é porque são simples de utilizar. Como referido acima, qualquer pessoa, até mesmo quem está pouco habituado a utilizar este tipo de ferramentas digitais, consegue começar a trabalhar com um gerador de formulários online em poucos minutos, por ser super intuitivo.

Aliás, estes geradores são desenhados precisamente para isso, para que qualquer pessoa consiga utilizar, construir e partilhar formulários online sem necessitar de qualquer tipo de formação. Além disso, existem vários modelos já disponibilizados que podem ser facilmente adaptáveis às respectivas necessidades. Formulários de registo, formulários de contacto, ordens de pagamento ou de encomenda, inquéritos e todo o tipo de formulários que pode imaginar e precisar.

Além disso, um formulário online é uma forma mais económica, eficiente e precisa de recolher dados, permitindo atingir os seus objectivos, ao mesmo tempo que maximiza os seus rendimentos. Por exemplo, por serem digitais, permite que mais do que uma pessoa trabalhem os seus dados recolhidos simultaneamente e em locais distintos, sem haver perda de informação.

Isto garante controle total no número de formulários analisados, na informação recolhida ou na informação comparada. Um formulário bem preparado aumenta os níveis de confiança de quem os utiliza, garantindo resultados mais seguros e com uma margem de erro mais reduzida. No fundo, são vários os benefícios em usar formulários online e muito poucas desvantagens – para não dizer nenhumas – em recorrer à sua utilização.

Como começar a utilizar

Não é preciso ser um especialista em ferramentas digitais para criar e utilizar os seus próprios formulários online. Qualquer pessoa consegue faze-lo em poucos passos, graças aos geradores super-intuitivos disponíveis na internet. No entanto, poucos têm o alcance, a qualidade e os níveis de confiança do Mighty Forms.

O primeiro passo para começar a utilizar o Mighty Forms é escolher um pacote. O site disponibiliza quatro diferentes pacotes, que vão ao encontro de diferentes necessidades. Por isso, primeiro que tudo, importa perceber para que pretende usar os formulários online. Precisa para apenas uma utilização ou várias? É algo para usar apenas uma vez no tempo ou para ser utilizado ao longo do ano? E serão várias pessoas a aceder à informação ou apenas uma?

Respondidas estas questões, está na hora de tomar a sua decisão. Existem quatro pacotes por onde escolher. O primeiro é o Iniciante, que tem um valor de 5 dólares por mês e oferece 30 por cento de desconto para o primeiro pagamento. É o pacote básico, onde tem acesso a todas as ferramentas base do gerador. Já o pacote Pró tem um valor mensal de 21 dólares e oferece também 30 por cento de desconto para o primeiro pagamento. Este é um pacote com maior automatação, ou seja, mais profissional e completo.

Finalmente, o pacote Pró+ tem o custo de 35 dólares por mês e, tal como os anteriores, também oferece 30 por cento de desconto para o primeiro pagamento. Este é o pacote completo, que além de total automatação, disponibiliza ainda poderosas ferramentas analíticas para a análise e recolha dos dados. Claro que pode ainda optar pelo pacote de Principiante, que é totalmente gratuito, mas que é extremamente limitado. Este último caso é apenas recomendado a quem necessita de uma utilização única dos formulários electrónicos.

Depois disto, fica imediatamente habilitado a utilizar os seus formulários online. Estes podem criados a partir do zero ou utilizando os modelos já disponibilizados para o efeito. Lembre-se que pode fazer as suas alterações e actualizações a qualquer momento, sempre que necessário. E estes podem ser personalizados, para que se insiram na sua marca profissional.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial

Publicidade, Serviços & Donativos