‘Fish & Cooking Festival’ prepara encontro europeu de escolas de turismo

1035
Fish & Cooking Aveiro Festival.
Dreamweb 728×90 – Video I

A quinta edição do ‘Fish & Cooking Aveiro Festival’, que arrancou esta quarta-feira em Aveiro, “regista um aumento de concorrentes”, apesar de não contar, desta vez, com participantes europeus.

“Temos cada vez mais escolas e é isso que se pretende, para levar o concurso mais longe, mais além, e com ele o nome da cidade e da região”, referiu Manuel Torrão, diretor da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (EFTA).

Este ano, registaram-se inscrições de equipas enviadas de 11 escolas de hotelaria e turismo do País, com outras tantas equipas, para as competições nas áreas de cozinha e restaurante/bar que decorrem durante três dias.

As equipas deverão ser constituídas por dois alunos (um de cozinha e outro de restaurante/bar) e um professor.

Em paralelo, decorrerá também um programa cultural, com visitas a vários locais de interesse na zona de Aveiro.

A EFTA, que limita-se a ser a entidade organizadora, destaca com este concurso bienal a ligação de Aveiro ao peixe, muito marcada historicamente pela pesca do bacalhau, para mote das propostas a apresentar pelos candidatos a cozinheiros.

Segundo Manuel Torrão, o “Fish & Cooking Aveiro Festival” irá servir também “para preparar” o grande concurso europeu de escolas de turismo que a cidade vai receber em 2020. São esperadas 150 escolas “de toda a Europa”, com cerca de 300 alunos (mais de 600 pessoas envolvidas, ao todo).

A última passagem do evento por Portugal ocorreu em 2010, na capital. “O concurso europeu é um veículo de divulgação da região, mais alargada, ao nível do Centro do País”, lembrou Manuel Torrão.

A EFTA tem cursos nas áreas do turismo, hotelaria e restauração.

Publicidade, Serviços & Donativos