Festival Dunas de São Jacinto com regresso marcado para 21 a 23 de agosto de 2020

1599
Festival Dunas de São Jacinto, Aveiro.

O Festival Dunas de São Jacinto, que aconteceu de 23 a 25 de agosto, encerrou no domingo a edição 2019 com um balanço muito positivo.

Nos três dias, o Festival envolveu todo o território de São Jacinto, com a realização de atividades nos quatro cantos do lugar, num misto de exploração da natureza, de atividades desportivas e náuticas, música, cultura, com o objetivo de promover a partilha e o convívio entre visitantes, população e instituições.

O “PRIO Air Show” foi o grande sucesso da 3.ª edição do festival, com milhares de pessoas a lotarem por completo a Avenida Marginal, na tarde de sábado, 24 de agosto, para assistirem a um evento memorável, com as maiores e melhores acrobacias feitas pelos nove aviões que sobrevoaram São Jacinto.

Mas o espetáculo aéreo foi bem para além dos aviões, também nas três noites, milhares de pessoas assistiram ao “Flyboards Show”, uma performance pouco vista em Portugal, cheia de som, cor e acrobacias, e que fez as delícias de quem viu os quatro artistas internacionais a surfar uns bons metros acima do nível da água, na baía de São Jacinto.

Sucesso e caminho definido para 2020

Para Ribau Esteves, Presidente da CMA, a 3.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto foi um grande sucesso, com destaque para a enorme adesão do público às diferentes propostas ao longo dos três dias. “A edição deste ano correu muito bem, foi um verdadeiro sucesso, com milhares e milhares de pessoas, de diferentes idades a visitarem São Jacinto durante todo o fim de semana”.

O Autarca sublinha que esta edição deste ano “foi uma aposta ganha com o aumento da qualidade do festival a ir ao encontro do aumento do investimento de 170.000€ realizado pela autarquia”.
No momento de perspetivar o futuro e a edição de 2020, o Presidente da CMA não tem dúvidas que a decisão está feita, “é por aqui que iremos partir para a preparação da edição de 2020”.

A CMA agradece a todos os parceiros envolvidos na execução da 3.ª edição do festival, desde entidades, associações e comuns cidadãos do nosso Município que fazem parte deste processo de crescimento do evento.
“O Festival Dunas de São Jacinto é uma aposta política ganha, que vamos continuar a fazer crescer em dimensão e qualidade, partilhando uma palavra de agradecimento a todos quantos lhe deram vida, na produção e na fruição”, concluiu o edil.

100 anos de presença Militar em São Jacinto

A presença militar em São Jacinto remonta ao final da 1.ª Guerra Mundial, em 1917, quando a Marinha Francesa decidiu ali instalar uma base de hidroaviões antissubmarinos com apoio do Estado Português.
Desde então a Base Militar serviu os três ramos das Forças Armadas Portuguesa (Marinha, Força Aérea e desde 1994 o Exército).

Neste contexto e já depois de em abril deste ano, na comemoração do 101.º aniversário da presença militar em Aveiro, o Regimento de Infantaria N.º10 ter oferecido à Cidade o “Monumento ao Parquedista”, foi a vez do Município de Aveiro retribuir a oferenda com a inauguração de um Monumento comemorativo dos 100 anos da presença Militar em São Jacinto.

Um momento singular e emotivo, parte integrante do programa do Festival, que juntou no final da tarde de sexta-feira, dia 23, familiares, amigos e muitos cidadãos junto à Porta de Armas da Base Militar, para celebrar a Paz.

Adesão crescente às atividades desportivas e de natureza

Dos 18 espetáculos do Festival, destaque ainda para os concertos de ProfJam na sexta-feira, Wet Bed Gang no sábado, com muitos jovens a assistir ao concerto e Fernando Daniel no domingo.

Sublinhado especial ainda para as atividades desportivas ligadas ao mar e à praia, desde as várias modalidades náuticas, ao “frisbee”, andebol e futebol de praia, que trouxeram mais vida ao areal da praia local, bem como a caminhada ao Molhe Norte da Barra de Aveiro ou a prova de Orientação por todo o lugar de
São Jacinto, chancelas e marcos importantes do evento com o aumento crescente de participação por parte da população e que continuaremos a explorar bem, promovendo os bons hábitos de saúde e a relação com a natureza.

“Eco Táxi” recolheu o equivalente a quatro ecopontos de lixo nos três dias

Outro dos sucessos desta edição foi o “Eco Taxi”, uma iniciativa piloto a nível nacional da Associação Patrulheiros, que se estreou em São Jacinto numa parceria com a CMA, a Junta de Freguesia de São Jacinto e a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto, com a chancela.

O desafio cativou 1032 pessoas na troca do plástico, vidro, ou outro tipo de lixo, recolhido na praia, por viagens de bicicleta durante os três dias do Festival Dunas de São Jacinto e durante esse tempo, pelo menos, 17 pessoas fizeram-se acompanhar pelos seus animais de estimação.

Num primeiro balanço, a organização revela que a maior parte dos participantes chegou ao evento usando o ferryboat, a pé ou levando a sua própria bicicleta, tendo a maior parte do lixo sido recolhido numa extensão de dois quilómetros, no caminho entre a zona da frente de ria e a praia.

Durante estes três dias foram percorridos mais de 500 quilómetros, o que equivale a uma ação de carbono zero por não emitir gases nocivos para a atmosfera e foram recolhidos cerca de 480 litros de lixo por dia, o equivalente a quatro ecopontos de 120 litros (cada), entre plástico, vidro e lixo indiferenciado.

Nas viagens diárias, foram utilizadas duas bicicletas de dois lugares, duas bicicletas de três lugares, seis “fat bikes”, duas “cargo-bikes” e três “balance bikes” que se designaram de EcoTáxis, por assegurar o serviço de transporte, conduzidos por voluntários da APP Patrulheiros, a partir da saída do ferryboat até à praia.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Festival Dunas de São Jacinto regressa em agosto de 2020, entre os dias 21 e 23, inspirado na relação com o património ambiental preservado e continuando a utilizar bem as suas mais recentes conquistas: a Marginal, o Molhe Norte e o Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf) para promover o território e trazer mais e melhor oferta musical, ambiental e desportiva aos nossos concidadãos.

Câmara de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos