Ferramentas portuguesas de metal duro dão cartas na Alemanha

3055
Durit.
Dreamweb 728×90 – Video I

Fundada em outubro de 1981, a empresa portuguesa Durit, com sede e instalações em Albergaria-A-Velha, produz peças e ferramentas em tungsténio, designadas e conhecidas como ferramentas de metal duro.

Revista Portugal Global *

Desde o início que apostou no mercado alemão, sendo a Alemanha, como é, o país mais industrializado da Europa e onde se situam os principais fabricantes de equipamentos e fornecedores de matérias-primas desta indústria.

A estrutura, a organização e a cultura da empresa foram pensadas e implementadas na ótica de produtor e fornecedor segundo os padrões de exigência de qualidade e rigor dos clientes alemães.

Para corresponder aos referenciais de qualidade e de rigor processual e técnico e superar a falta de confiança num fabricante português de produtos tecnologicamente elaborados, recente e desconhecido, a Durit associou ao projeto um expert alemão e fundou com ele uma sociedade para a promoção e distribuição dos seus produtos naquele país. Foi assim que nasceu, no ano de 1983, na cidade de Wuppertal (Düsseldorf), a Durit Hartmetall GmbH.

Para completar as condições necessárias para uma penetração eficaz no exigente mercado alemão, foi necessário dispor de uma equipa de profissionais qualificados, tecnicamente evoluídos e com formação avançada, sendo ainda condição e exigência apresentar as credenciais de empresa certificada, pelo que a Durit foi uma das primeiras a obter o certificado de acordo com a norma NPEN ISSO 9002, posteriormente renovada e atualizada.

» Com uma fábrica bem equipada, profissionais treinados, estrutura, organização e cultura alinhadas com os exigentes parâmetros dos clientes alemães, com a certificação do processo produtivo e um parceiro comercial com conhecimento técnico e experiência no campo do metal duro, a atividade desenvolveu-se e o negócio cresceu exponencialmente, passando de 50 a 350 colaboradores e faturando, através da Durit Alemã, cerca de uma dezena e meia de milhões de euros.

» A Durit exporta mais de noventa por cento do seu volume de produção. Embora o peso das exportações para a Alemanha tenha decrescido em termos relativos, continua a ser, de longe, o país de destino da maior percentagem dos negócios com o exterior Ter no mercado alemão uma parte importante dos clientes e do negócio, é estar na vanguarda da indústria e evoluir ao elevado ritmo do desenvolvimento económico e tecnológico desse país.

*  Resumo de artigo publicado no destaque  mercado alemão da edição incluído na edição de outubro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780