Feira do Mirtilo.

A Feira Nacional do Mirtilo, que completa este ano 17 edições, está de regresso ao Parque Urbano de Sever do Vouga entre os dias 27 e 29 de junho, trazendo consigo várias novidades, num evento que celebra o “rei dos antioxidantes” no seu território de origem.

O desfile dos mirtilitos permite que os mais novos possam ter o primeiro contacto com a marca “Sever do Vouga – Capital do Mirtilo”, com o objetivo de os despertar para importância que este fruto tem para este concelho.

O concurso “Mirtilo de Portugal”, inserido no programa oficial, é uma iniciativa pioneira no país organizada pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, com o apoio do município de Sever do Vouga, que visa sedimentar Sever do Vouga como a Capital do Mirtilo.

A Praça do Mirtilo será de novo uma das atrações, onde se encontra fruto fresco de qualidade e nas suas diversas variedades. O recinto volta a ter uma zona específica para espetáculos, separada dos expositores, entre eles empresas ligadas à fileira, produtores e comercializadores, viveiristas e stands que mostram o que se pode fazer com o mirtilo, como compotas, licores, chás, infusões, bolos, tartes, gelados, entre outros produtos.

As atividades são todas de entrada gratuita.

Períodos de apanha do mirtilo, sessões de show cooking, torneio de futebol inter-freguesias, espaços para os mais novos, animação de rua, música e outras surpresas fazem parte do cartaz.

A festa anual do rei dos antioxidantes engloba, como habitualmente, uma área dedicada à restauração, sempre muito procurada.

A edição de 2025 pode ser seguida através do website oficial da Feira Nacional do Mirtilo (https://www.feiradomirtilo.pt).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).