Feira / Assembleia Municipal: PCP questiona condições da única praia fluvial do município

405
Praia fluvial da Mâmoa, Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

Notícias recentes tornavam públicas as condições especiais em que ocorrerão as aberturas das praias balneares da nossa frente marítima. Nada é referido no respeitante às praias fluviais.

Entretanto, a única praia fluvial do município, à qual recentemente lhe foi atribuída a Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul, segundo informação do portal “Aquapolis” que tem por função a promoção das praias fluviais, a época balnear em 2020 na Praia Fluvial da Mâmoa – Município da Feira, tem início a 1 de julho e termina a 31 de agosto. Ao mesmo tempo no endereço eletrónico do pelouro do turismo da câmara municipal da Feira o “visitfeira.com” não é feito qualquer abordagem a este assunto.

A referida praia tem zonas delimitadas a banhos e também a profundidades diferentes. Tem uma pequena zona de areal, tem uma considerável área de zona verde com um “ervado” excelente à volta da piscina fluvial da Mâmoa, sendo que esta apresenta no seu espelho aquático diferentes profundidades, que dizem vão de 1m a 2.2m. Neste espaço com cerca de dois hectares no total pode-se encontrar a zona do Bar de apoio á praia. Aqui também se pode encontrar os Sanitários (WC), os balneários, posto de socorro.

Também ao lado da praia e do parque de estacionamento está uma fonte de água que os populares dizem ser potável, a que as pessoas acedem para encher os seus garrafões de água para autoconsumo. O espaço ainda é relativamente recente pelo que ainda não tem muita sombra devido a que as árvores ainda são de pequeno porte. Como refere o site da câmara esta praia está dotada de equipamentos desportivos e acrescenta “esta praia fluvial é uma zona balnear extremamente agradável, com uma boa exposição solar, ideal para quem aprecia os convívios ao ar livre e os desportos de natureza”.

Toda esta área não se encontra circunscrita sendo possível aceder à mesma por todo o seu perímetro.
Assim, face ao exposto, nos termos legais e regimentais aplicáveis, requeiro a V. Ex.ª através do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, os seguintes esclarecimentos:

– Que soluções de segurança sanitária apresenta a comissão de segurança da Assembleia municipal para esta praia em época de Covid19?
– As autoridades de saúde local foram consultadas?
– Se sim qual é o seu parecer em relação à abertura deste espaço?
– Que restrições irão ser implementadas na zona de molde a regular e conter qualquer excesso de presenças humanas?
– Quem terá a competência para fazer cumprir as limitações impostas por este período de restrições especiais?
– Relembrado os casos registados no passado de crianças com conjuntivites, vómitos e até diarreias que frequentaram este espaço, com que periodicidade serão feitas análises à qualidade das águas balneares e onde serão afixadas essas mesmas análises?

PCP de Santa Maria da Feira

Publicidade, Serviços & Donativos