Feira / Assembleia Municipal: PCP questiona condições da única praia fluvial do município

1582
Praia fluvial da Mâmoa, Feira.

Notícias recentes tornavam públicas as condições especiais em que ocorrerão as aberturas das praias balneares da nossa frente marítima. Nada é referido no respeitante às praias fluviais.

Entretanto, a única praia fluvial do município, à qual recentemente lhe foi atribuída a Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul, segundo informação do portal “Aquapolis” que tem por função a promoção das praias fluviais, a época balnear em 2020 na Praia Fluvial da Mâmoa – Município da Feira, tem início a 1 de julho e termina a 31 de agosto. Ao mesmo tempo no endereço eletrónico do pelouro do turismo da câmara municipal da Feira o “visitfeira.com” não é feito qualquer abordagem a este assunto.

A referida praia tem zonas delimitadas a banhos e também a profundidades diferentes. Tem uma pequena zona de areal, tem uma considerável área de zona verde com um “ervado” excelente à volta da piscina fluvial da Mâmoa, sendo que esta apresenta no seu espelho aquático diferentes profundidades, que dizem vão de 1m a 2.2m. Neste espaço com cerca de dois hectares no total pode-se encontrar a zona do Bar de apoio á praia. Aqui também se pode encontrar os Sanitários (WC), os balneários, posto de socorro.

Também ao lado da praia e do parque de estacionamento está uma fonte de água que os populares dizem ser potável, a que as pessoas acedem para encher os seus garrafões de água para autoconsumo. O espaço ainda é relativamente recente pelo que ainda não tem muita sombra devido a que as árvores ainda são de pequeno porte. Como refere o site da câmara esta praia está dotada de equipamentos desportivos e acrescenta “esta praia fluvial é uma zona balnear extremamente agradável, com uma boa exposição solar, ideal para quem aprecia os convívios ao ar livre e os desportos de natureza”.

Toda esta área não se encontra circunscrita sendo possível aceder à mesma por todo o seu perímetro.
Assim, face ao exposto, nos termos legais e regimentais aplicáveis, requeiro a V. Ex.ª através do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, os seguintes esclarecimentos:

– Que soluções de segurança sanitária apresenta a comissão de segurança da Assembleia municipal para esta praia em época de Covid19?
– As autoridades de saúde local foram consultadas?
– Se sim qual é o seu parecer em relação à abertura deste espaço?
– Que restrições irão ser implementadas na zona de molde a regular e conter qualquer excesso de presenças humanas?
– Quem terá a competência para fazer cumprir as limitações impostas por este período de restrições especiais?
– Relembrado os casos registados no passado de crianças com conjuntivites, vómitos e até diarreias que frequentaram este espaço, com que periodicidade serão feitas análises à qualidade das águas balneares e onde serão afixadas essas mesmas análises?

PCP de Santa Maria da Feira

Publicidade, Serviços & Donativos