Fazer ainda mais e melhor pelos engenheiros de Aveiro

3145
Ordem dos Engenheiros (sede de Aveiro).

A equipa da delegação distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros (DDA-OE) eleita em 2019 faz este dia 1 de Abril 2021 dois anos de tomada de posse.

Por Raquel Castro Madureira | Vitor Silva | Maria João Matos *

A equipa diretiva faz um balanço muito positivo desta experiência, apesar da delicadeza da situação pandémica.

A este respeito, a DDA saúda a decisão senhor Bastonário de isentar de quotas todos os colegas engenheiros sem trabalho. Situações que apesar de tudo são muito poucas a nível Nacional.

Relativamente a este último ano e não podendo a sede da DDA estar aberta para receber os colegas, foram efectuadas obras de reabilitação com o apoio da Região Centro.

Neste âmbito destacam-se a reestruturação das medidas de auto-protecção; a reabilitação da sala auditório Engenheiro Tavares da Conceição, a instalação de janelas com vidro duplos para reforço da eficiência energética, a recuperação do logradouro – espaço privilegiado no centro da cidade, para receber e estar, e está em curso o projecto de reutilização de águas pluviais e instalação de painéis solares num sistema energético colectivo entre todas as sedes da Região Centro da OE.

As acções de formação e tertúlias ainda começaram no início de 2020 na sede e na FNAC, parceiro DDA, porém desde Março 2020 têm vindo a ter lugar on-line. Sempre abertas ao público em geral num sinal de aproximação com a sociedade Aveirense, lamentando-se a interrupção do programa “A DDA fora de portas”, onde mensalmente a DDA se deslocava aos diferentes concelhos do distrito para colmatar distâncias. A retomar assim que possível.

Ao longo deste ano de mandato destaca-se o apoio e participação da equipa em actividades on line de estudantes de engenharia, na óptica da angariação de membros estudantes e rejuvenescimento desta nossa instituição centenária. No passado mês de Março e no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Engenharia para o desenvolvimento sustentável e respondendo ao repto das Nações unidas na criação do museu do Amanhã sem esquecer o que nos trouxe aqui, foram dados os primeiros passos do MUSEU DO AMANHÃ DA DDA, tendo já recebido algumas dezenas de objectos e peças que representam modos de vida e de trabalho do Engenheiro ao longo do século XX, com a colaboração de empresas da região, dos nossos associados assim como outros particulares.

O ano 2020 é marcado pelo aumento de mais 12% de associados no distrito de Aveiro, sendo que 2019 já tinha apresentado uma tendência de aumento com 6% quando comparado com o ano de 2018.

A DDA está activa, com vontade de fazer ainda mais e melhor pelos engenheiros de Aveiro e estando sempre disponível para incorporar as necessidades e expectativas de todos os seus associados.

* Mais informação sobre a Ordem dos Engenheiros em Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos