Falta de meios está a prejudicar os utentes no Centro de Saúde de Ovar

1105
Bloco de Esquerda.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Bloco de Esquerda teve conhecimento que a consulta aberta existente no Centro de Saúde de Ovar tem funcionado de forma intermitente, registando-se vários dias em que a mesma não consegue ser assegurada, ficando encerrada.

Esta consulta aberta, que se destina fundamentalmente a atender casos agudos ou utentes sem médico de família atribuído, deveria funcionar todos os dias do ano nos seguintes horários: de segunda a sexta feira das 20h às 24h; aos sábados, domingos e feriados das 08 às 24h. No entanto, a realidade tem sido diferente, uma vez que desde final do ano passado tem sido difícil assegurar o funcionamento desta consulta aberta, em especial às sextas-feiras.

De facto, tanto quanto é sabido, em setembro de 2018 houve dois dias em que não foi possível assegurar esta consulta, em outubro foram 3 os dias em que a consulta esteve encerrada, e em novembro registaram-se mais dois dias em que não foi possível garantir a consulta aberta aos utentes deste centro de saúde. Já no ano de 2019, a situação tem-se agravado: em janeiro a consulta esteve encerrada 3 dias; em fevereiro, 4 dias; em março, 4 dias; em abril, 4 dias; em maio, 4 dias; em junho, 5 dias; em julho, 4 dias e em agosto, 5 dias. Estes encerramentos registaram-se sempre à sexta-feira.

Lembre-se que o hospital Dr. Francisco Zagalo, também no concelho de Ovar, perdeu o seu serviço de urgência há vários anos (em 2007), pelo que a inexistência de uma consulta aberta para casos agudos no centro de saúde obriga os utentes a deslocar-se até Santa Maria da Feira ou Aveiro, sobrelotando os serviços de urgência dos respetivos hospitais.

Para além do encerramento da consulta aberta conforme descrito atrás, foi também recentemente encerrado o serviço de radiologia do centro de saúde de Ovar, entre os dias 16 e 30 de agosto, das 17h30 às 24h.

Esta decisão vai ao arrepio do que é o discurso que tantas vezes se ouve sobre a necessidade de aumentar a resolutividade dos cuidados de saúde primários, dotando-os de maior capacidade de resposta, nomeadamente no que toca a meios complementares de diagnóstico.

O Bloco de Esquerda tem como prioridade o reforço do Serviço Nacional de Saúde para haja mais acesso e melhores cuidados prestados aos utentes. Esse reforço é particularmente importante nos cuidados de saúde primários que são os cuidados de maior proximidade e que desempenham um maior papel na prevenção da doença e na promoção da saúde. É para nós muito preocupante que no centro de saúde de Ovar se esteja a desinvestir na consulta aberta e na capacidade de resposta em determinados exames. Consideramos que tudo deve ser feito para que a consulta seja reposta e assegurada e para que o serviço de radiologia se mantenha nesta instituição de saúde.

O deputado Moisés Ferreira já questionou o Governo.

Bloco de Esquerda – Comissão Coordenadora Distrital de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos