Fabricantes europeus de bicicletas analisam momento do sector em Portugal

2071
Festival Bike Portugal, Santarém.
Comercio 780

Portugal recebe hoje e amanhã a Assembleia Geral da Associação Europeia dos Fabricantes de Bicicletas e Componentes (CONEBI). É a primeira vez que a reunião magna daquela estrutura representativa ro sector se realiza em Portugal.

A escolha do nosso país deve-se, segundo ABIMOTA, associação nacional das industriais de duas rodas, anfitriã do encontro, ao “desenvolvimento do sector em Portugal”, que no último ranking europeu surge como terceiro maior produtor e o primeiro exportador europeu.

A iniciativa conta com cerca de 40 convidados e representantes das associações dos 16 países que estão representados na CONEBI.

Do programa faz parte a visita à RTE, maior empresa de montagem da Europa, situada em Gaia, uma visita aos Laboratórios da ABIMOTA, onde será feita uma apresentação do projeto “Portugal Bike Value”, projeto de promoção e atracão de investimento que nos últimos 3 anos levaram as exportações a crescer cerca de 40 %. A visita continuará pelo Velódromo Nacional de Sangalhos, onde serão recebidos pela Câmara Municipal de Anadia.

Aguarda-se durante a assembleia a divulgação do relatório da Industria e Comércio Europeu de 2017, assim como a identificação das tendências futuras.

Segundo a ABIMOTA, será “reconhecido o crescimento exponencial das Ebikes, este que é o veículo elétrico mais vendido na europa com previsão para 2018 de ultrapassar 2,1 milhões de unidades” comercializadas.

A expectativa da associação nacional “é manter o crescimento e a posição no ranking de produção e sobretudo apostar numa maior Market Share em termos de valor acrescentado.”

Comercio 780