Fábrica de Ovar da BOSCH desenvolve câmaras usadas para estacionamento autónomo

1271
Câmaras BOSCH.
Dreamweb 728×90 – Video I

Nos parques de estacionamento sem condutor nas cidades de Hamburgo a Munique entraram em operação com câmaras produzidas na fábrica da BOSCH em Ovar, informa a multinacional alemã.

Depois de aprovado o estacionamento autónomo, a tecnologia irá chegar a mais 15 outros parques da Alemanha juntamente com a empresaa APCOA numa parceria que é vista como “o primeiro passo para um lançamento no mercado mundial.”

“O objetivo é equipar várias centenas de parques em todo o mundo com estacionamento autónomo ao longo dos próximos anos”, refere a BOSCH

A Alemanha é um dos poucos países que já aprovou a legislação para sistemas como estacionamento com condução autónoma. Outros países, como a França, estão prestes a seguir.

O condutor estaciona simplesmente o veículo numa zona de transferência perto da entrada de um parque de estacionamento e usa uma aplicação para iniciar o serviço de estacionamento altamente automatizado e sem condutor.

Câmaras de sistema de estacionamento ‘made in Ovar’

A BOSCH adianta que “Portugal tem uma palavra a dizer nesta estreia mundial rumo à mobilidade do futuro”, com as suas equipas da fábrica de Ovar a serem responsáveis pela manufaturação das câmaras de vídeo que fazem parte da ‘infraestrutura inteligente’, permitindo “identificar lugares de estacionamento vazios, monitorizar o corredor de condução e a sua envolvente, assim como detetar obstáculos ou pessoas nesse corredor”.

Cerca de duas dezenas pessoas estão envolvidas no projeto apenas em Ovar, “com perfis especializados em variadas funções para industrializar o produto, entre os quais gestores de projeto, engenheiros industriais, de processo e de qualidade, e também as equipas de compras (técnicos e qualidade)”. Em paralelo, foi ainda necessário desenvolver uma máquina de alinhamento para a câmara, processo para no qual estiveram envolvidos engenheiros mecânicos, óticos e de automação.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.