‘Fábrica de Ideias’ valoriza competências dos jovens

641
‘Fábrica de Ideias’ (CM de Santa Maria da Feira).

‘Associação FM – Futuros Mentores’ é a marca da ideia vencedora da segunda edição do projeto ‘Fábrica de Ideias’, promovido pelo projeto Direitos & Desafios – Inova+ em parceria com a Escola Profissional de Paços de Brandão.

Os alunos vencedores vão criar uma associação de estudantes e uma rádio na escola para partilhar e debater temas do âmbito escolar e do programa Buddy, centrado no apoio dos alunos seniores aos recém-chegados. O projeto conta com o apoio financeiro do fundo de inovação da ALPE – Agência Local em Prol do Emprego e mentoria para implementação da ideia.

Assente na dinâmica de orçamento participativo, a bolsa de ideias foi submetida a aprovação por um júri e a ideia vencedora será agora implementada pela respetiva equipa.

A apresentação das ideias colocou frente a frente 14 jovens, organizados em três grupos de trabalho, sob o olhar atento de um painel constituído por elementos da Casa dos Choupos, Escola Profissional de Paços de Brandão e Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Os membros de cada grupo tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas, evidenciar as suas competências e tirar o melhor partido das ações facilitadoras de participação e preparação para a entrada ou reentrada no mercado de trabalho.

Esta segunda edição da ‘Fábrica de Ideias’ decorreu entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, na Escola Profissional de Paços de Brandão, com a participação de mentores convidados e testemunhos de outros jovens inspiradores, que contribuíram para a aceleração de ideias que visam minimizar ou resolver problemas de integração profissional dos jovens.

Num contexto informal, os alunos participantes usufruíram de 24 horas de imersão em ideias inovadoras e, com base numa metodologia ativa, foram confrontados com desafios e provas de superação a partir de ferramentas de coaching, promotoras do autoconhecimento e do relacionamento com os seus pares.

A ideia vencedora vai receber apoio financeiro do fundo de inovação da APLE, para pagamento das despesas associadas à implementação do projeto, mas todos os grupos participantes terão acesso a mentoria especializada para o desenvolvimento das suas ideias, para além de uma visita de campo que lhes permitirá contactar com outras experiências e ideias inspiradoras.

Refira-se que a primeira edição da ‘Fábrica de Ideias’ decorreu na primeira quinzena de dezembro de 2022, na Escola Profissional de Paços de Brandão, com a apresentação de três ideias desenvolvidas por 18 jovens.

A ‘Fábrica de Ideias’ enquadra-se no projeto Direitos & Desafios Inova+, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e coordenado pela Casa dos Choupos. O projeto é cofinanciado pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4ª Geração e operacionalizado através da ALPE – Agência Local em Prol do Emprego.

Câmara de Santa Maria da Feira

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780