Fábrica da Ciência: Engenhocas em madeira que desafiam as leis da física

1212
“Avô Carlos” na Fábrica Ciência Viva, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro inaugura na sexta-feira, 26 de julho, uma exposição de engenhocas científicas feitas em madeira.

“As carolices do Avô Carlos” é uma nova exposição que reúne mais de 20 construções em madeira que desafiam as leis da física.

A inauguração decorre das 14:30 às 17:30, e porque acontece no Dia dos Avós, os visitantes vão ter a possibilidade de conhecer e conversar com o “Avô Carlos”, o maker sénior Carlos Andrade, autor de todas as peças da exposição.

A entrada é livre.

Engenhocas em madeira

“As carolices do Avô Carlos” é uma exposição em que os visitantes podem interagir com muitos brinquedos em madeira, repletos de ciência, construídos pelo maker sénior “Avô Carlos”. Uma catapulta que atira bolas bem longe, um carro com rodas quadradas que anda suavemente, engenhocas com roldanas, alavancas e gruas são alguns dos exemplos das curiosas construções que se podem encontrar nesta exposição.

Quem é o “Avô Carlos”?

Carlos Marques Andrade, natural de Ovar, é professor aposentado de eletricidade e mecânica. Desde pequeno que se dedicou a diversas atividades, como canalização e mecânica, das quais beneficiou de muitas aprendizagens. Posteriormente ingressou na Escola Industrial e, quando terminou o curso, começou a dar aulas de oficinas de eletricidade, tendo-se aposentado em 1996. Desde então ocupa grande parte do seu tempo na criação de trabalhos científicos e na construção de projetos, tentando sempre que os mesmos sejam baseados em materiais simples e reutilizáveis.

O seu lema é “Faz as coisas por amor, por gosto”.

Nos últimos anos, Carlos Andrade tem colaborado em diversas ocasiões com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em workshops e projetos STEAM, que decorrem no Dóing Makerspace.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780