Expoflorestal, a montra da floresta em Portugal

1103
Expoflorestal (arquivo).

Com um volume de negócios de 9,8 mil milhões de euros na indústria de base florestal e de mais de 952 milhões de euros nas empresas silvícolas em 2019, a economia da floresta tem um impacto muito significativo nas contas nacionais.

Por AFBV – Associação Florestal do Baixo Vouga,  Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais *

De 27 a 29 de maio, Albergaria-a-Velha é o palco da Feira Nacional da Floresta – Expoflorestal, a maior feira ibérica dos setores florestal e agrícola, cuja abertura oficial está agendada para esta sexta-feira, dia 27, às 15h.

Ao longo de três dias, as boas práticas da gestão florestal, o combate às doenças e pragas que ameaçam os ecossistemas, os desafios da floresta no horizonte 2030 e as potencialidade do medronheiro, são alguns dos temas de conferências e seminários que complementam o programa desta 12ª edição.

A exposição de agentes ligados à fileira da floresta e a apresentação de inovações tecnológicas são oportunidades para empresários, investidores, investigadores e técnicos encontrarem novos caminhos para a sustentabilidade económica, social e ambiental da floresta, enquanto fonte de diversas atividades, matérias-primas e serviços.

A Feira Nacional da Floresta – Expoflorestal é organizada pela Associação Nacional de Empresas Florestais, a Associação Florestal do Baixo Vouga e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha.

A Floresta em Portugal

Com uma extensão superior a três milhões de hectares, a floresta é o principal uso do solo em Portugal e ocupa mais de um terço do país. Com um volume de negócios de 9,8 mil milhões de euros na indústria de base florestal e de mais de 952 milhões de euros nas empresas silvícolas em 2019, a economia da floresta tem um impacto muito significativo nas contas nacionais. Nos últimos anos, o volume de negócios do sector florestal tem contribuído com cerca de 10 mil milhões de euros, o que representa cerca 5% do PIB do país (na ótica da produção).

* Organização da Expoflorestal.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780