Estarreja: “Tornar o Concelho ainda mais resiliente”

1097
Paços de concelho de Estarreja.

A vida encarece a olhos vistos e como Município, teremos um papel ativo e importante no amenizar o preço dum futuro difícil e incerto.

Por Diamantino Sabina *

Com 2 anos de interregno, voltámos a festejar o Santo António, a Cidade e o Município!
O São Pedro juntou-se à festa e garantiu-nos dias solarengos e noites agradáveis que permitiram que milhares de pessoas viessem usufruir da qualidade festiva que hoje temos para oferecer.

Um “Mercado Antigo” para arrancar, que nunca desilude! As “Tasquinhas” que permitem salutar e alegre convívio à mesa, na companhia das muitas coletividades que nesses dias se entregam à árdua tarefa do melhor servir, em prol do povo e das suas instituições!

Quatro excelentes concertos a animar as noites da Cidade e as Lindas Marchas, que digo com convicção, já pouco ou nada devem às de Lisboa!
De seguida, a tradicional missa e procissão e para encerrar em Grande, mais logo à noite, as nossas “Bandas Filarmónicas em Festa”.
Precisávamos muito deste “voltar ao normal” e isso viu-se bem nas muitas pessoas que acederam ao nosso convite.

A agorafobia só caberá a um punhado de infelizes, pois nós somos seres sociais, que precisamos da companhia uns dos outros, precisamos do convívio e do sentir, de vermos o sorriso pronunciado do amigo, de nos sentarmos à mesa e partilhar um copo, umas risotas, uns abraços e, porque não a ocasional lágrima de alegria ou de tristeza.

Uma palavra a estes excecionais jovens cantores estarrejenses do nosso Pólo do Conservatório Calouste Gulbenkian, e neles uma especial saudação aos muitos estarrejenses que vivem a cultura musical intensamente, ora neste Conservatório, ora nas Bandas Filarmónicas, ora nas Orquestras (concelhias, nacionais e internacionais), ora ainda no abrangente ensino da música, tão presente no nosso Concelho.

Uma palavra aos nossos sempre muitos Campeões nas mais variadas modalidades desportivas. Sois exemplos e Embaixadores da nossa terra! Prova do empenho e esforço coletivos de uma comunidade vocacionada para o desporto.

Aos atletas, às Associações Desportivas, aos Treinadores e a todos que fazem disso realidade, o meu Muito Obrigado!
Aos melhores Alunos! Exemplos! Espelho do futuro de Portugal.

Um futuro com incertezas e dificuldades, e sabem bem que nada vos será entregue de bandeja… mas é vosso o mundo, se for essa a vossa vontade!
Aos funcionários municipais que completam 25 anos de serviço, e aos outros que se aposentaram, deixo aqui um abraço apertado de muita amizade e estima, do fundo do coração.

Hoje, a título póstumo, também atribuímos o mais alto galardão municipal ao Padre Júlio Franclim Pacheco (Pe. Franclim) e ao Abel Correia de Oliveira (o nosso Abel).

Partiram ambos demasiado cedo! E foi hoje que desta forma singela, ainda que solene e especial, que quisemos eternizar os nomes e as memórias de 2 pessoas que fizeram a diferença na nossa comunidade.

Diferentes na profissão, na formação, no feitio, mas equiparados naquilo que é servir o próximo!
As saudades são muitas e a comunidade sentirá a sua falta.
Ficarão para sempre nas nossas memórias.

Há pouco mais de dois anos, fomos surpreendidos por uma incomensurável e assustadora realidade! O seu impacto na vida como a conhecemos foi devastador, e agora surgem as inevitáveis repercussões económicas, que se veem refletidas no dia-a-dia das nossas vidas.

Não nos chegava esta assoladora realidade, e também a Guerra nos bateu à porta! Uma Guerra sem sentido, mas devastadora, motivada por uma estouvada e déspota atitude, violadora dos mais básicos direitos humanos! Que tem colhido vidas, que tem arrasado cidades! Uma Guerra que, aliada aos efeitos da Pandemia, agravará sem precedentes a situação económica do mundo.

A vida encarece a olhos vistos e como Município, teremos um papel ativo e importante no amenizar o preço dum futuro difícil e incerto.
A habitação é prioridade e com a Estratégia Local de Habitação potenciaremos a construção e reabilitação. Avançaremos com a Habitação a Custos Controlados e determinaremos Áreas de Reabilitação Urbana em todas as Freguesias. Com a recente alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Estarreja, ampliámos as oportunidades para construção de novos edifícios, e pretendemos ainda reabilitar o Centro da Cidade, conferindo-lhe assim um estilo mais moderno, prático e convidativo.

Com os Regulamentos de Apoio ao Arrendamento Habitacional, de Apoio à Vacinação não comparticipada, de Apoio à Reabilitação Habitacional “Casa Melhor”, o Projeto Habitação nas Freguesias, o Regulamento de Apoio a Famílias e Pessoas em situação de Emergência Social, o Cartão Sénior, o apoio em medicamentos para famílias, e a sólida parceria com as nossas IPSS’s, garantiremos uma necessária proteção.

Fizemos crescer ainda mais o nosso Eco Parque Empresarial, ampliando as suas infraestruturas, permitindo assim a instalação de novas indústrias. Nascerá um Centro Incubador Tecnológico na área dos Gases Renováveis e da Energia. Das parcerias com o IEFP, a Universidade de Aveiro e a Escola Secundária de Estarreja, continuaremos a formar profissionais de acordo com as exigências das nossas empresas.

Com o tecido empresarial local avançaremos também com um ambicioso projeto de Turismo Industrial, ampliaremos o Parque da Cidade para norte e nascente, e faremos crescer os Passadiços rio acima. Abriremos novo percurso até à Ilha dos Amores e em Pardilhó, construiremos passadiços que ligarão a Ribeira das Teixugueiras à Ribeira de Mourão em Avanca. Potenciaremos ainda mais o Bioria e a Arte Urbana. Haverá também nova zona de restaurante e bar no Esteiro de Salreu e ainda um restaurante diferenciador, com vista privilegiada para a Ria, localizado na cobertura da Futura Fábrica da História.

Estes são alguns dos objetivos para tornar o Concelho ainda mais resiliente. Faremos tudo por cumprir, como aliás temos vindo a fazer ao longo destes últimos 8 anos.

Sinto um orgulho particular por fazer parte deste município! E o maior dos privilégios ter sido reconduzido pela terceira vez como Presidente desta Câmara Municipal. A responsabilidade é enorme, mas o reconhecimento das pessoas estimula-nos a não parar de fazer pelo progresso da nossa terra!

Estimula-me saber o quão proeminentes são as nossas políticas culturais e desportivas… o quão proficientes têm sido as nossas políticas educativas, com uma comunidade de Eco-Escolas e um conjunto de edifícios escolares moderno e equipado, substituindo-nos mesmo ao Estado, para garantir o melhor para as nossas crianças!

Satisfaz-me muito o êxito das nossas políticas empresariais, com o manifesto crescimento na procura do nosso território para investir e criar riqueza!
Satisfaz-me viver num concelho seguro, que me estimula a praticar desporto, que me oferece um programa cultural recheado, que me permite levar as crianças à escola num ápice, e passear num ambiente bucólico, carregado de beleza, logo depois.
Satisfaz-me saber vivermos num Concelho de pujança empresarial existente e crescente, onde os dados científicos garantem que a qualidade do ar vem melhorando há 17 anos consecutivos!
Satisfaz-me muito!!!
Satisfaz-me muito viver aqui nesta minha terra a que chamo casa e que defendo com unhas e dentes!

O dia é de festa, sendo certo que estamos na reta final! Venham divertir-se mais um pouco, venham respirar e celebrar a nossa cidade, venham dizer… venham mostrar a TODOS…
Que vale a pena viver em Estarreja!!!
Viva o nosso Concelho!

* Presidente da Câmara de Estarreja. Discurso na sessão solene do feriado municipal (13 de junho).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780