Estarreja / Estratégia Local de Habitação: Acordo com IHRU pronto a assinar

1146
Cidade de Estarreja.

A Câmara de Estarreja aprovou o acordo de colaboração a celebrar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU)no âmbito da ‘Estratégia Local de Habitação – 1º Direito’.

A proposta, que já teve ‘luz verde’ da Assembleia Municipal, obteve agora a concordância do IHRU, revistos alguns aspetos, nomeadamente financeiros. Estão, assim, reunidas as condições para colocar ‘em marcha’ o programa de apoio ao acesso à habitação.

A ELH de Estarreja aponta para investimentos no valor global máximo de 12,4 milhões de euros. O IHRU assegura uma comparticipação náo reembolsável de 6,3 milhões e a verba restante em empréstimo bonificado para o conjunto de intervenções e apoios que serão para executar de forma faseada, durante seis anos.

A autarquia estimava, em março passado, que seriam necessários 26 milhões de euros para os investimentos previstos.

Existe um levantamento de 366 famílias sinalizadas que procuram resposta habitacional digna. Destas, 166 estão em ocupação ilegal e 127 em habitação social. Necessitam de apoio, ainda, 32 famílias em regime de arrendamento, 34 proprietários, 26 agregados em cedência e um pessoa sem abrigo.

Artigo relacionado

Mais de 350 famílias sinalizadas em Estarreja por falta de habitação digna

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.