Estarreja / Cine teatro: Meio milhão de espectadores em 14 anos de eventos culturais

760
Cine teatro de Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

14 anos após a reabertura, o cine teatro de Estarreja acolheu quase meio milhão de espectadores e quatro mil eventos. Durante 2018, o principal auditório do concelho registou 31.064 ingressos para 185 de espectáculos entre concertos, peças de teatro, exposições e cinema.

A 18 de junho de 2005 a sala era reinaugurada após obras profundas de melhoramentos, continuando a apostar numa “programação regular, com uma oferta cultural diversificada e abrangente”, como refere em jeito de balanço a vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.

O cine teatro “continua a captar e a formar novos públicos, e a agradar aos que já nos são fiéis, afirmando, claramente, Estarreja como um polo cultural”, acrescenta a responsável do pelouro.

A edilidade aposta em “dar espaço a uma política cultural que privilegia a formação de públicos e a qualificação da oferta cultural, que tem levado ao incremento de práticas e consumos culturais, num exercício de verdadeira democratização da cultura, e tem permitido ainda a valorização do território e dos agentes culturais, educativos e criativos do concelho.”

A criação do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa “incrementou um serviço educativo com nova dimensão, dinâmica e abrangência.” Um esforço que “potencia o trabalho em rede, nos vários equipamentos culturais do município, desenvolvendo atividades de fruição e intervenção artística, de estimulação da criatividade, dirigidas aos diversos segmentos de público, utilizando estratégias lúdico-pedagógicas das áreas das artes performativas e expressões artísticas”.

A vereadora relembra o mais recente exemplo do envolvimento da comunidade , com o projeto “Esteiros”, fazendo uma “leitura sobre a nossa cidade, a nossa história local e identidade cultural”.

O nunicípio incentivou também as artes performativas e a música. Surgiram, assim, produtos culturais e artísticos “de grande qualidade” como o Grupo de Teatro Juvenil “Teatro do Desassossego”, o Grupo de Teatro Infantil Trama e a Orquestra de Jazz de Estarreja – Big Band Estarrejazz.

Esta quarta-feira, às 21:30, o ‘pano sobe’ para comemorar o 14.º aniversário da reabertura com o concerto “Radio Gemini Closer” de David Fonseca.

De 5 e 12 de julho, Estarreja acolherá espectáculos do Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, com nomes provenientes de países como Polónia e Cuba.

O primeiro a chegar é o quinteto de cordas Volosi (5 de julho) e é uma estreia absoluta em Portugal. Os ilusionistas da voz, Vocal Sampling (12 de julho) promtem “impressionar num concerto tão potente como qualquer orquestra completa.”

Publicidade, Serviços & Donativos