Estarreja: Avança reparação de rombos e limpeza no Rio Antuã e esteiro de Salreu

437
Rio Antuã, Estarreja.

O município de Estarreja vai proceder a limpezas e reparação de rombos e caminhos no Rio Antuã e no esteiro de Salreu num investimento a rondar 350 mil euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A empreitada de obra pública agora adjudicada será dividida em dois lotes: a reparação de rombos tem um preço contratual de 248.281 e a limpeza irá custar, previsivelmente, 100.949 euros. “As obras irão contribui para a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens”, refere uma nota informativa municipal.

A intervenção de reperfilamento das margens do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu e a reparação dos caminhos surgem na sequência dos rombos do Baixo Vouga Lagunar (esteiro de Salreu e percurso do Bioria em Salreu), que ocorreram durante o inverno de 2022.

O projeto divide-se em três zonas: Rio Antuã (inclui o rebaixamento da passagem junto ao Porto de Vacas); esteiro de Salreu (inclui a instalação de válvulas de retenção de maré e comportas de canal); e cais do Esteiro de Salreu.

“As ações previstas irão contribuir para o reperfilamento do leito e margens, com a recuperação dos perfis longitudinais das margens, aumento da cota de coroamento e reposição dos caminhos que foram destruídos, de modo a proteger os terrenos agrícolas confinantes e infraestruturas”, explica a autarquia estarrejense.

Já a intervenção no Rio Antuã, decorre a poente do centro da cidade, desde o Parque Municipal do Antuã até à foz do rio, numa extensão de 6.300 metros, e tem como objetivo promover a execução de um conjunto de ações destinadas à prevenção de cheias, através da limpeza e reperfilamento do leito e margens, com a recuperação do perfil longitudinal das margens para a melhoria do escoamento do rio a jusante da cidade.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.