Estarreja: Autarquia vai assumir competências no domínio de Ação Social

903
Paços de Concelho, Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

A partir do dia 3 de abril de 2023, a Câmara de Estarreja passa a assumir as competências no domínio de Ação Social, o que acontecerá no quadro de transferência de competências do Estado para as Autarquias Locais.

Nesse dia, ocorrerá, nos Paços do Concelho, a sessão de assinatura dos acordos de cooperação com as instituições Associação de Solidariedade Estarrejense, Centro Paroquial e de Assistência da Freguesia de Pardilhó, Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca e Fundação Benjamim Dias Costa.

“Este momento simbólico marcará o início de uma nova fase do SAAS, sob coordenação do Município de Estarreja e com o apoio das entidades referidas para o funcionamento deste serviço”, refere o comunicado.

A Câmara passa, assim, “a assegurar o serviço de atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social e o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). O trabalho será garantido por uma equipa técnica constituída por profissionais de serviço social, de psicologia, de educação social, de ação direta e coordenadora”.

O SAAS irá informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, assim como apoiar casos de vulnerabilidade social e prevenir a pobreza e exclusão sociais, entre outras funções.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.