Estarreja: 20 anos de Atuação Responsável

2837
Complexo Químico de Estarreja.

Foi no dia 30 de Janeiro de 2001 que se realizou a primeira reunião formal das empresas e entidades comunitárias do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável® de Estarreja.

Por Leonel de Carvalho *

A Atuação Responsável tem ajudado a melhorar o desempenho das empresas em diversas áreas, inclusivamente a procurar novas oportunidades de negócio e melhorar a segurança dos colaboradores e o bem-estar das comunidades, em direção a um futuro mais sustentável.

As empresas subscritoras do programa apostam no desenvolvimento técnico-científico para inovar, praticando uma conduta ética voluntária no setor, assente no compromisso de proteção da Saúde, Ambiente e Segurança.

Tendo como princípios o Ambiente, a Segurança e a Responsabilidade social, os grupos e trabalho do Pacopar tem desenvolvido diversas ações de promoção do bem-estar de vários setores sociais, quer no âmbito da educação, do apoio social a grupos desfavorecidos e à terceira idade, e quer ainda no suporte à promoção da saúde.

Tudo começou com a adesão voluntária das empresas do Complexo Químico de Estarreja ao Programa Atuação Responsável®, iniciando-se assim a atividade do PACOPAR, um grupo de entidades que atua em compromisso com a comunidade local, com o fim de melhorar a qualidade de vida de Estarreja.

Ao longo destes 20 anos marcados por vários acontecimentos históricos, destacamos o Prémio Europeu de Atuação Responsável 2005, concedido pelo CEFIC (Conselho Europeu da Indústria Química), que reconheceu o Pacopar como um exemplo, a nível europeu.

* Presidente do atual Secretariado do Pacopar.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780