“Estamos prontos para evitar os espinhos para chegar às rosas” – Salvador Malheiro

1044
Dia do Município de Ovar.
Comercio 780

Apesar de considerar Ovar “um município de referência em várias áreas à escola nacional” (como no ambiente, na proteção e valorização das riquezas naturais e patrimoniais, na juventude, na programação cultural ou no desenvolvimento económico social), o presidente da Câmara local lembra que não se pode esquecer que “o mundo que nos envolve não permite viver num tão ansiado e poético mar de rosas”.

Alerta deixado por Salvador Malheiro no discurso da sessão solene do Dia do Município, realizada esta manhã.

“Há pessoas que choram que as rosas têm espinhos, outras sorriem por saber que os espinhos têm rosas. Não tememos espinhos, queremos ser merecedores de rosas, estamos prontos para evitar os espinhos para chegar rosas”, disse o edil a cumprir o seu terceiro e último mandato.

Os “espinhos” hoje são, exemplificou, as alterações climáticas, a falta de habitação, a inflação, as taxas de juro ou a precariedade.

“Evitar estes espinhos é encontrar antecipadamente soluções para estes problemas à nossa escala, é para isso que trabalhamos”, acrescentou Salvador Malheiro, enunciando “algumas soluções” para os problemas que se anteveem.

Ovar quer, por exemplo, atingir a neutralidade carbónica até 2030 e não 2050 como pretende o Governo, sabendo como reduzir ou compensar as cerca de 200 mil toneladas de dióxido de carbono por ano libertadas no concelho.

Existe “uma floresta bem cuidada e planeada, fruto de uma parceria profícua com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que permite sequestrar 60 mil toneladas de dióxido de carbono. Ovar também possui centrais de energia solar a funcionar ou em licenciamento que vão evitar mais 20 mil toneladas. Continuarão, igualmente, as apostas na eficiência energética e hídrica, nos espaços verdes e na mobilidade.

Na habitação existe também “uma fortíssima aposta”, nomeadamente através da Estratégica Local de Habitação (ELH), com mais de 30 milhões de euros que a Câmara quer aproveitar para apoiar “centenas de agregados a viver em condições não dignas. Existem já obras no terreno, duas das quais concluídas: o conjunto habitacional do Furadouro e a reconversão da escola primária do Cadaval em habitações.

“Para fazer face aos problemas sociais que venham a existir”, a Câmara compromete-se com uma política de proximidade para “apoiar quem realmente precisa”.

Outra “grande prioridade” da Câmara é a melhoria do parque escolar, tendo o edil deixado “uma boa notícia”. O Governo sinalizou os projetos de “requalificação integral” da secundária de Esmoriz e das escolas básicas António Dias Simões e Florbela Espanca com fundos a 100% até 2030. “Faremos a nossa parte, como acontece com a inauguração da escola básica do Furadouro”, sublinhou.

Salvador Malheiro aproveitou a sua intervenção, ainda, para lembrar a “posição muito firme e vincada” a favor da desagregação das freguesias, que conhecerá avanços com o apoio expresso nesse sentido à posição da Assembleia da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente Pereira Jusã.

Assistir à sessão solene

Distinções honoríficas (medalhas) atribuídas no Dia da Cidade de Ovar 2022

– Ouro –
António Policarpo Costa (a título póstumo)
Manuel Redes (a título póstumo)
Sociedade Columbófila de Cortegaça

– Prata –
Fernando Malaquias
José António Lopes

– Bronze –
Fernando Daniel
Hélder Reis
João Pereira
Marcha da Madragoa
Roberto Reis
Tiago Carriola

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.