Estabilização do cordão dunar entre aspraias da Barra e da Costa Nova

1595
Reforço da proteção do cordão dunar, Ílhavo.
Comercio 780

Tiveram início, na passada semana, as obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de 4 meses, a empreitada é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Município de Ílhavo, financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro – Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela APAmbiente e pela Câmara Municipal (43.781,49 euros).

A intervenção pretende recuperar e estabilizar o cordão dunar no Município de Ílhavo, entre a Praia da Barra e da Costa Nova, a sul do Porto de Aveiro, numa extensão aproximadamente de 1.236 metros, com a colocação de paliçadas, plantação de espécies autóctones que contribuem para a fixação das areias na duna e com a colocação de passadiços sobrelevados que permitem a circulação de pessoas, entra as duas praias, evitando o impacto sobre o sistema dunar.

Outro objetivo prende-se com a proteção do litoral e das suas populações, especialmente face aos riscos da erosão costeira, sendo a intervenção relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas.

Câmara de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos