Espírito empreendedor começa no banco das escolas

2006
TOP – Training, Opportunities and Pitch.
Dreamweb 728×90 – Video I

Ao fim de oito anos de atividades, o programa de empreendedorismo nas escolas dinamizado pela Câmara de Estarreja assume-se em 2019 como uma rede que, além de agrupamentos escolares, envolve parceiros locais e até internacionais.

Segundo o balanço apresentado pela entidade promotora, a iniciativa permite dotar os estudantes locais de “ferramentas que estimulem as suas competências empreendedoras e de capacidade criativa, tendo presente os objetivos globais de fomentar uma cultura empreendedora e a participação ativa dos jovens na comunidade.”

As tecnologias ajudaram a desenvolver os jogos online. Tem interesse por sites de apostas ? Então aprenda a encontrar os melhores.

O programa de promoção do empreendedorismo jovem TOP – Training, Opportunities and Pitch é desenvolvimento pelos municípios de Estarreja e Vagos, ambos da Região de Aveiro, no âmbito do projeto europeu Youth Inclusive Entre-preneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação.

Os estudantes dos dois concelhos são desafiados a “pensar e desenvolver os seus projetos” de empreendedorismo.

Agostinho Silva, Carlos Teixeira, Inês Cruz e Maia Castillo, do Curso Profissional Técnico de Gestão da Escola Secundária de Estarreja, participaram em maio no “Campus Desafio Empreende”, em Barcelona.

O projeto “Neptuno Speaker” – Boia de salvamento aquático (inteligente) esteve entre as 35 melhores ideias, das 1238 que chegaram dos quatro cantos do mundo ao Concurso Desafio Empreende, da Fundação “La Caixa”. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro. O projeto venceu o Concurso de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e, como tal, representou a região no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2019, em junho, em Leiria

Ana Domingues e Bernardo Pinto, da Escola Secundária, conquistaram o 4.º lugar no 27.º Concurso Jovens Cientistas e carimbaram o passaporte para viajar até à Suíça onde participaram, em julho, na International Wildlife Research Week. Com o projeto “Dinâmica Populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar”, em parceria com o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e
do Mar da Universidade de Aveiro, os alunos do 11.ºA investigaram durante um ano o lagostimvermelho-do-Louisiana no Esteiro de Fermelã. Esta espécie invasora causa sérios danos nos arrozais de várias zonas do mundo. O projeto esteve na 13.ª Mostra Nacional de Ciência que decorreu no Porto (30 de maio e 1 de junho).

Inês Maia, do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão, idealizou o “CHILL4LIFE”, um berço inteligente, que deteta situações de perigo para os bebés, em especial as situações que estão na origem da síndrome da morte súbita do lactente (SMSL). Venceu o Concurso de Ideias Inovadoras de Negócio, integrado no VII Seminário de Empreendedorismo Jovem, que este ano decorreu em Vagos, em fevereiro.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial