Ol. de Azeméis: “O Almocreve” apresentado no aniversário concelhio

1328
Dreamweb 728×90 – Video I

Oliveira de Azeméis assinalou hoje o 223º aniversário da elevação do concelho, um momento aproveitado pelo presidente da autarquia, Joaquim Jorge, para “homenagear todos os homens e mulheres que ao longo de mais de dois séculos contribuíram para o desenvolvimento económico e social do concelho através de uma visão progressista e reformadora”.

O autarca considerou ser altura para homenagear também todas as instituições e empresários que contribuíram igualmente, com dinamismo e resiliência, para o desenvolvimento do município.

“Somos um concelho que continua a orgulhar-nos a todos, uma terra com qualidade de vida e moderna mas ainda com importantes desafios para ultrapassar”, afirmou Joaquim Jorge, ressalvando ser momento de “afirmarmos aquilo que queremos enquanto concelho, nomeadamente sermos um território de oportunidades com capacidade para atrair e fixar investimentos e pessoas e onde exista coesão social e qualidade de vida”.

O programa comemorativo incluiu a inauguração da escultura “O Almocreve”, uma obra da autoria do artista oliveirense Albano Ruela.

A escultura foi inaugurada na Praça da Cidade e simboliza a origem etimológica da palavra Azeméis tendo sido reutilizados na sua execução resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Foram inúmeros os materiais usados pelo artista desde componentes automóveis, peças de computadores e de eletrodomésticos, fio telefónico, luminárias e ferragens diversas.

O conjunto escultórico revela-se aos olhos dos visitantes como um obra de arte feita à base de materiais em final de ciclo de vida que adquirem uma dimensão artística.

A escultura aborda, através da arte, as oportunidades de reutilização de equipamentos elétricos reintroduzindo os mesmos nas cadeias produtivas e promovendo a sensibilização ambiental.

Formado em artes plásticas, Albano Ruela simboliza, segundo Joaquim Jorge, “o talento instalado no concelho”. Além da escultura, o artista desenvolve a sua criatividade nas áreas da pintura, arte digital, ilustração e cinema experimental possuindo obras expostas em Portugal e no estrangeiro.

Câmara de Oliveira de Azeméis

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.