Escoteiros aderem ao ‘Projeto Bee a Guardian’

1044
Grupo de Escoteiros de Aveiro.

O Grupo de Escoteiros de Aveiro está a desenvolver um projeto de promoção da biodiversidade, centrado na plantação de arbustos, criação de hotéis para insetos e de um viveiro para arbustos e plantas melíferas.

Para assinalar o dia da floresta autóctone, foi plantada uma centena de arbustos de alecrim no Parque Ambiental do Forno Romano de Eixo e já foi instalado e inaugurado um hotel para insetos.

A importância das abelhas nos ecossistemas tem a ver maioritariamente com o seu papel polinizador. Algumas plantas precisam de polinização cruzada, através das abelhas, para se reproduzirem. Estima-se que, a nível mundial, cerca de 30% das culturas agrícolas e 90% de todas as plantas necessitam de polinização cruzada para prosperarem.

Um dos mais importantes polinizadores são as abelhas, responsáveis por cerca de 80% de toda a polinização feita por insetos. Na sua procura por néctar, as abelhas voam de flor em flor deixando para trás grãos de pólen, garantindo assim a polinização cruzada. Uma abelha visita até 7 mil flores por dia!

Através da polinização, as abelhas são vitais para o crescimento de vários habitats, como a floresta mediterrânica em Portugal.

Até os nossos próprios campos, quintais e jardins são casa para centenas de criaturas, desde aves, a pequenos mamíferos e uns tantos insetos. Se insetos polinizadores como as abelhas desaparecessem, os animais que dependem destas plantas para sobreviver, deixavam de existir também, assim como nós próprios.

A polinização é também de enorme importância para a vida selvagem já que as abelhas são responsáveis pela germinação de várias sementes, frutos secos, bagas e frutos que servem de fonte de alimentação para animais selvagens.

Assim, é fácil entender de que modo as abelhas têm um papel crucial na biodiversidade dos ecossistemas. Elas contribuem para o crescimento de árvores, flores e outras plantas, que são fontes de alimentação e formas de abrigo a outros seres vivos, ao longo das cadeias alimentares.

As abelhas são vitais para a preservação do balanço ecológico e da biodiversidade. Através da polinização, protegem e mantêm os ecossistemas e contribuem para a diversidade genética e biótica. Sem elas, os nossos jardins não seriam tão floridos e a quantidade de alimentos disponíveis era menor.

Porque necessitam as abelhas de ajuda e como ajudar?

Os números de insetos, incluindo insetos polinizadores como as abelhas, estão a diminuir drasticamente a nível global e este declínio pode ter drásticas consequências.

A perda de habitat devido à agricultura intensiva é o principal agente causador deste declínio. À medida que as cidades crescem, que se constroem novas estradas e a agricultura se torna mais intensiva, a quantidade de flores, sebes e jardins disponíveis para as abelhas encontrarem pólen vai reduzindo. A redução de alimento para as abelhas é um fator muito importante no declínio das suas populações a nível global.

Para contrariar este declínio e alertar a comunidade para esta problemática, os Escoteiros de Aveiro desenvolveram o projeto Bee a Guardian.

Os Escoteiros vão contribuir com a plantação de uma variedade de arbustos e plantas melíferas, que florescem durante quase todo o ano. Construíram “Hotéis para insetos” que são pequenas construções que atraem insetos polinizadores como borboletas, joaninhas e abelhas solitárias. Criar um viveiro para arbustos e plantas melíferas, que possa servir para o posterior provimento do Parque Ambiental do Forno Romano de Eixo.

A iniciativa, mais que simbólica, visa também sensibilizar a sociedade para o problema, promovendo práticas mais ecológicas e amigas dos insetos.

Este projeto que está a ser desenvolvido pelos Escoteiros de Aveiro com o apoio da Junta de Freguesia de Eixo, Eirol, proprietária do Parque Ambiental do Forno Romano de Eixo e beneficia ainda do suporte científico e didático do Ciência Viva.

Grupo de Escoteiros de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.