
A época balnear chegou ao fim, nas praias do Município de Ílhavo, sem qualquer vítima mortal. No total, realizaram-se 35 salvamentos: 28 na Praia da Barra, 7 na Costa Nova do Prado, 0 no Jardim Oudinot e 0 em praias não vigiadas.
Em 2025, registaram-se, assim, menos 12,5% de salvamentos relativamente ao ano anterior, fruto da vigilância coordenada e da intervenção atempada dos nadadores-salvadores.
Durante a época balnear, três pessoas precisaram de ser transportadas até ao hospital, mas apenas por precaução.
De acordo com o relatório do Gabinete de Proteção Civil e Gestão Florestal, em 2025 registou-se uma melhoria significativa da eficácia da vigilância, evidenciada pela ausência de ocorrências em áreas não concessionadas.
Um dos fatores determinantes foi a implementação de um dispositivo especial de salvamento fora do calendário oficial da época balnear – nos meses de maio, setembro e outubro – considerando o histórico que demonstra maior incidência de mortes fora do período da época balnear ou em zonas não vigiadas. Esta medida resultou, inclusive, no salvamento de uma vida em maio.
Por outro lado, revelou-se importante o reforço dos meios motorizados. A utilização das motas de salvamento permitiu ampliar a vigilância até áreas tradicionalmente não vigiadas, garantindo maior proximidade aos banhistas e reduzindo o número de situações de risco. Entre junho e 14 de setembro, as três motas de salvamento percorreram um total de 1.344 quilómetros.
De salientar, ainda, a realização de ações de sensibilização diárias e o reforço da sinalética. A Associação ResgatÍlhavo garantiu a segurança das praias com 22 nadadores-salvadores.
A vigilância dos espaços balneares da Praia da Barra e da Costa Nova do Prado decorre até 31 de outubro, através do Dispositivo Especial de Vigilância Balnear, que resulta de uma parceria entre o Município de Ílhavo e a Resgatílhavo.
Câmara de Ílhavo
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).