Ensino superior: Pôr os estudantes a refletir e a participar

617
Universidade de Aveiro (arquivo).
Dreamweb 728×90 – Video I

O NES|UA apresenta-se a vocês e à cidade com os nossos propósitos e algumas das atividades já realizadas na Universidade de Aveiro.

Por Leonardo Costa*

O Núcleo de Estudantes Socialistas da Universidade de Aveiro (NES|UA) é um núcleo que pretende proporcionar aos estudantes a oportunidade de pensarem, refletirem e partilharem as suas opiniões, através de debates e conversas, sobre os mais variados tópicos que dizem respeito, não só à nossa comunidade jovem e estudantil, mas também a toda a sociedade. Além disso desenvolvemos atividades de cariz solidário e workshops que nos permitem obter uma aprendizagem coletiva e individual.

Fazem parte do NES|UA estudantes da Universidade de Aveiro dos mais diversos departamentos, conferindo um caráter multidisciplinar do nosso núcleo.

Voluntariamente, e com vontade de fazer parte do associativismo jovem, todos nós trabalhamos para proporcionar experiências a nós próprios e a todos os estudantes e jovens que queiram participar.

Com o findar do semestre podemos fazer um balanço das nossas atividades. Realizámos um debate de cariz económico sobre o futuro da empregabilidade dos jovens; um debate de cariz social sobre a saúde mental e uma conversa sobre a discriminação que existe na sociedade sobre as diferenças de sexo e género.

Fomos solidários quando realizámos uma campanha de recolha de alimentos na Universidade de Aveiro e posteriormente entregue ao Banco Alimentar de Aveiro.

Por fim, e ao longo do semestre, foram variadas as reflexões escritas e partilhadas pelos nossos membros sobre os mais diversos temas.

Os membros do NES | UA olham para o futuro com muita vontade de poder continuar a desenvolver estas atividades que fomentem uma aprendizagem, uma reflexão e uma experiência para os estudantes.

* Coordenador do Núcleo de Estudantes Socialistas da Universidade de Aveiro (NES|UA).

Publicidade, Serviços & Donativos