Encontro da Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-A-Velha

304
Encontro da Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-A-Velha.

O Município de Albergaria-a-Velha promoveu um encontro da Rede de Embaixadores Empresariais na Incubadora de Empresas, que contou com a presença do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Neste encontro, foi apresentado o n.º 0 da publicação “Município de Albergaria-a-Velha – Desenvolvimento Económico”, um documento que expõe as condições únicas e diferenciadoras que o Concelho oferece para que novos negócios e empresas de todo o mundo se possam fixar em Albergaria-a-Velha, bem como evidenciar a qualidade de vida que quem vive ou visita Albergaria-a-Velha pode usufruir.

“Um território próspero, que conta com um tecido económico forte, tem necessariamente de assentar numa ligação estreita entre inovação e desenvolvimento protagonizados pelas instituições de ensino superior, centros tecnológicos, escolas e as suas empresas, apenas possível através do trabalho em rede”, referiu António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal. “O capital humano é a fonte do sucesso de qualquer instituição e território”.

O autarca Albergariense, na sua intervenção, salientou que “a par da criação de condições para o desenvolvimento económico, a garantia de uma boa qualidade de vida apresenta-se como uma marca incontornável do Concelho”. Para contribuir para essa qualidade, António Loureiro destacou a redução de todas as taxas e impostos existentes e que são da responsabilidade do Município, incluindo as referentes à construção de habitação; “Albergaria-a-Velha é hoje o concelho da região de Aveiro com as taxas mais baixas”.

O tecido empresarial de Albergaria-a-Velha é constituído por mais de 2900 empresas que, na sua totalidade, geram mais de 1500 milhões de euros em volume de negócios (dados de INE 2022) e empregam 10 360 pessoas. A indústria transformadora é responsável por mais de 56% do total do volume de negócios do Município. Destaca-se ainda que, em 2022, 53 empresas locais foram reconhecidas como PME Líder, 17 como PME Excelência e 2 empresas como PME Excelência Turismo pelo IAPMEI.

“É invulgar ver o presidente de um município a mediar a relação entre a universidades e as empresas”, afirmou Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro que, na sua intervenção, destacou a importância da Universidade de Aveiro na relação com o tecido empresarial. Para o reitor, a universidade é um projeto de desenvolvimento integrado que não é possível implementar sem conhecer as pessoas e as empresas.

Assim, no seu contacto com o tecido económico da região, a Universidade de Aveiro identificou o grande desafio dos empresários – atrair e fixar talento. Numa sociedade em constante mudança, a requalificação, reorientação e formação ao longo da vida é essencial para ter mão-de-obra qualificada. No entanto, é preciso olhar para além das tradicionais licenciaturas e mestrados e investir em formações mais curtas – as microcredenciais – que permitem percursos formativos mais flexíveis e de acordo com as necessidades reais. “Temos de ser mais criativos nas soluções”, defendeu Paulo Jorge Ferreira.

A Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-a-Velha, criada em 2023, é uma aposta essencial que integra a Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico de Albergaria-a-Velha – “Albergaria 2030”. Este grupo informal é composto, atualmente, por empresários de 42 empresas de referência do Concelho, que se evidenciam pelo forte impacto económico em termos regionais e nacionais e pela sua representatividade internacional.

A Rede de Embaixadores Empresariais tem como principais objetivos divulgar os fatores de atratividade económica do Município e incentivar e dinamizar a economia local; intensificar a atratividade do Município de Albergaria-a-Velha para a instalação de novas empresas e unidades industriais; promover o desenvolvimento de atividades económicas, de alto valor acrescentado e de cariz tecnológico, que potenciem o crescimento do PIB do Município, as exportações e o emprego qualificado; representar o Município de Albergaria-a-Velha em missões empresariais de grande relevância; colaborar no desenvolvimento de ações de promoção do ecossistema empreendedor local com enfoque no empreendedorismo verde, inovação tecnológica, inovação social e economia circular, valorização dos produtos e recursos locais e sua biodiversidade; e acompanhar/monitorizar a implementação do Plano Estratégico para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico – “Albergaria 2030”.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.