Empresa de Vagos em programa que aproveita óleos vegetais para detergentes ecológicos

1579
Programa Green Grease.

A empresa de detergentes Mistolin Pro, com sede e fábricas em Vagos, está a promover um projeto anunciado como “pioneiro a nível mundial”, que vai garantir a transformação de um resíduo, no caso óleos alimentares, em detergentes ecológicos profissionais.

A parceria envolve a empresa EcoX, de Penela, que faz parte do grupo, especializada em “soluções inovadoras e sustentáveis a partir de desperdícios”, que utiliza uma tecnologia patenteada pela Universidade de Coimbra.

As empresas estão a promover o processo fabril através do ‘Programa Green Grease’, que pretende fomentar os princípios da Economia Circular “para solucionar de forma mais eficiente “dois problemas dos estabelecimentos: “a recolha de óleo alimentar usado e o fornecimento de detergentes ecológicos.”

Todos os dias são geradas 150 toneladas de óleos alimentares usados, apenas em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, com danos para o ambiente e para os municípios, traduzindo-se “num peso financeiro estimado de 300 milhões de Euros para remover estes mesmos óleos usados das águas das ETAR”.

O programa garantirá que os estabelecimentos aderentes recebam certificados ecológicos reconhecidos pela Quercus.

A partir do óleo vegetal usado serão produzidos “detergentes ecológicos profissionais de elevada biodegradabilidade”, num processo anunciado como “pioneiro a nível mundial”

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780