Empresa de Ovar e UA desenvolvem “nova geração de produtos de comunicação visual sustentáveis”

2491
Bi-silque.

A empresa de Ovar Bi-silque e a Universidade de Aveiro trabalham no desenvolvimento do projeto ‘EcoBoard’, que pretende “criar uma geração de quadros sustentáveis, com reduzido impacto ambiental”, aplicando “critérios de reciclagem, reutilização e extensão do ciclo de vida do produto”.

O consórcio viu aprovado um apoio financeiro do programa COMPETE 2020, ao abrigo dos incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico. Um investimento elegível de cerca de 836 mil euros foi confinanciado pelo FEDER em cerca de 486 mil euros.

“As organizações propõem-se a investigar e mapear materiais oriundos de fontes renováveis, recicláveis ou de base biológica, que apresentem os menores riscos sociais e ambientas e que permitam o desenvolvimento de uma superfície inovadora que se pareça com uma superfície de cerâmica, e que possibilitem a reintrodução no ciclo produtivo como matéria-prima para novos quadros”, explicou André Vasconcelos, administrador da empresa Bi-silque em declarações à newsletter semanal do COMPETE 2020.

Desafios do projeto

» Criar uma superfície isenta de ghosting, eliminação da utilização de materiais tóxicos nos produtos, redução do número de matérias-primas, eliminar a presença de matérias-primas não recicláveis, duplicar o tempo de vida do produto, reduzir o consumo energético, eliminação de desperdícios.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.