Em defesa de um serviço de transportes públicos que sirva o povo e os trabalhadores

1003
PCP (bandeira).

No passado dia 1 de Agosto, começou a operar na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o novo serviço de Transporte Público BusWay.

Assim, assume, no concelho de Aveiro, a “AveiroBus”, tendo sido sempre garantido que o novo serviço asseguraria todas as linhas existentes, incluindo naturalmente a “linha 13” que ligava directamente o concelho ao cais de “Ferry Boat, servindo, deste modo, a freguesia de São Jacinto.

Porém, foi tornado público a supressão desta linha, acrescentando que seria substituída pela linha 36.

Ora, a rota da “Linha 36, que sempre existiu na Transdev, faz, como já acontecia, a ligação entre a cidade de Aveiro e a Praia da Costa Nova, passando pelas Gafanhas da Encarnação e da Nazaré, Porto Comercial de Aveiro e Forte da Barra.

Na verdade, o que aconteceu foi que a nova operadora limitou-se a suprimir a Linha 13 entre Aveiro e Forte da Barra (directo), com a anuência da Câmara Municipal de Aveiro, com a justificação da existência da outra rota. De duas linhas se faz uma, como se fossem a mesma coisa e servissem o mesmo propósito ou a mesma população, optando-se por prejudicar a população de S. Jacinto, com o descarado lucro para a BusWay.

A entrada em funcionamento do novo modelo da BusWay, aconteceu da pior forma para os trabalhadores de São Jacinto, criando o caos nas carreiras da manhã da “linha 36″, que não efetuou serviço nos horários das 08h às 09 da manhã. Também no final da tarde houve constrangimentos com atrasos e avarias de veículos, levando a que muitos utentes apenas desembarcassem em São Jacinto perto das 20h30, quando embarcaram às 07h00 da manhã no Ferry, totalizando mais de 5 horas e meia em transportes.

Recorde-se que estamos em época de férias, temendo-se pior cenário depois deste período e com agravante do recomeço das aulas.

O povo e os trabalhadores de São Jacinto têm direito a um serviço de transporte público de qualidade, compatível com o seu horário de trabalho, que permita a conciliação com a sua vida familiar. Podem contar com o PCP.

PCP de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.