EduCITY fomenta uma maior consciencialização ambiental

961
Projeto EduCITY.
Comercio 780

Se recuássemos alguns anos seria surpreendente avistar flamingos na Ria de Aveiro. Hoje em dia é comum vislumbrar-se ao longe um grupo de 20 a 30 flamingos junto a uma das margens da laguna. E a Ria pontua-se de um leve tom cor de rosa, quase branco, que atrai os observadores de aves, os fotógrafos da natureza ou simplesmente os transeuntes que por ali passeiam.

Por Lúcia Pombo *

Os tempos mudam. Da mesma forma, há uns anos também não seria expectável encontrar um grupo de pessoas a olhar fixamente para os seus telemóveis à procura de algo que não existe no mundo real e que só se vê através do telemóvel; algo virtual. Mas o que veem elas? E porque sorriem? Exploram o EduCITY.

O EduCITY assenta no crescente uso de dispositivos móveis e torna possível a exploração de jogos educativos digitais em ambientes outdoor, como os vários recantos da cidade de Aveiro.

Quando combinados com conteúdos de realidade aumentada, que se integram num jogo aliciante, o efeito educativo do uso de telemóveis pode ser exponencial e resultar na mudança de atitudes dos cidadãos.

Vamos chamar o Phoenicopterus roseus, o flamingo-comum, que habita a Ria de Aveiro e com ele passear e aprender em vários jardins, ruelas e cantos de Aveiro. Tudo pode acontecer.

Que tal apontar a câmara do seu telemóvel para um cantinho específico da Avenida Lourenço Peixinho e ver como era quando foi construída? E tantos segredos escondem os recantos de Arte Nova dos nossos monumentos!…

Vamos observar?

E que espécie de árvore tão robusta é esta? Temos muito para explorar e, sobretudo, temos muito para cuidar e preservar.

Este livro é um passeio pela cidade de Aveiro. Pretende ser impulsionador da exploração da app EduCITY, que fomenta uma maior consciencialização ambiental através da valorização do património cultural e natural local.

A cidade torna-se um laboratório vivo de experimentação, onde os cidadãos se tornam cientistas ativos e agentes de mudanças sustentáveis, nesta e noutras cidades.

* Bióloga e investigadora da Universidade de Aveiro. Coordenadora do projeto EduCITY. Prefácio do livro “Aveiro, cidade sustentável: EduCITY”.

Artigo relacionado

Investigadores da UA lançam livro do projeto EduCITY

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.