Educar para construir o Futuro

657
Estações de compostagem em escolas e jardins-de-infância.

Num mundo cada vez mais concorrencial, as qualificações e as competências são o principal motor da competitividade e um elemento soberbamente relevante para o desenvolvimento da coesão e bem-estar.

Por Fernando Alfaiate *

Apesar dos progressos notáveis nas últimas décadas, Portugal apresenta ainda um défice de qualificações significativo.

Aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, para combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego, constitui um dos objetivos do PRR, diretamente visado na Componente 6 do PRR – Qualificações e Competências.

Todavia, os investimentos na área da educação não se cingem a esta Componente. A transformação digital é já uma realidade e, como tal, torna-se fundamental acompanhar este paradigma em áreas como a da educação.

A Componente C20 corporiza a resposta do PRR no domínio da educação na era digital, criando condições para a inovação educativa e pedagógica através do desenvolvimento de competências em tecnologias digitais, da sua integração transversal nas diferentes áreas curriculares e da modernização do sistema educativo e do espaço escolar, bem como da melhoria dos meios para a educação e capacitação digital.

O PRR, enquanto plano estruturante visa a implementação de reformas e investimentos com o objetivo de alcançar um crescimento económico sustentado e apresenta uma significativa aposta na educação.

Os avisos lançados, bem como as candidaturas aprovadas são exemplificativos do impacto do PRR no sistema educativo e formativo e vamos dar alguns exemplos neste importante domínio para economia nacional.

* Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal. Artigo publicado na newsletter de https://recuperarportugal.gov.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.