Educação para a sustentabilidade

796
Marinha da Casqueira, foto da Universidade de Aveiro.
Comercio 780

A Universidade de Aveiro (UA) é conhecida pela sua estreita articulação com a sociedade. Nesse sentido, estamos a desenvolver o projeto UA Informa para promover a educação para a sustentabilidade.

Por Lúcia Pombo e Margarida M. Marques *

Este é um tema de relevância para a sociedade, na lógica dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, aos quais a Universidade está a dar especial enfoque, e que pode ser explorado em eventos dirigidos a estudantes do Ensino Secundário e, mesmo, em atividades de acolhimento ao caloiro desta instituição, promovendo assim a imagem da UA.

Temos contado com a colaboração de estudantes de cursos de educação. Numa primeira fase criámos recursos educativos multimédia abertos sobre vários tópicos de sustentabilidade do campus universitário: Energia, Água, Papel e Plástico, Resíduos, Mobilidade, Alimentação e Eventos Verdes. Os recursos incluem informações de impacto, baseadas em fontes credíveis e ilustradas com imagens apelativas e pequenos vídeos. Os recursos são abertos e encontram-se disponíveis na subweb do portal da instituição, a UA Informa: https://www.ua.pt/pt/uainforma

Numa segunda fase, desenvolvemos um jogo com desafios interdisciplinares para ser explorado por qualquer cidadão enquanto percorre o campus universitário. O jogo, em formato de peddy paper, conduz o jogador a visitar nove pontos de interesse do campus e a explorar a subweb UA Informa através da leitura de códigos QR.

Para cada ponto de interesse, foram criadas três perguntas de escolha múltipla com quatro opções de resposta cada, perfazendo um total de 27 perguntas no jogo. Para responder às perguntas, os jogadores devem encontrar os códigos QR, que estão visivelmente localizados no campus, e que conduzem a informações úteis em texto e vídeo na subweb UA Informa.

A primeira pergunta em cada ponto de interesse requer que os jogadores leiam, interpretem, e selecionem informação textual da subweb para responder corretamente. A segunda pergunta pressupõe o acesso à informação apresentada em vídeo, que normalmente apresenta ações que as pessoas podem tomar para reduzir a sua pegada ambiental. Na terceira pergunta, os jogadores devem observar o ambiente envolvente para responderem corretamente. Cada resposta correta é valorizada com um ponto e é mantida uma pontuação, para encontrar a equipa vencedora.

A instalação de sinais com os códigos QR pelo campus chama a atenção dos transeuntes para questões de sustentabilidade, relacionadas com cada ponto de interesse. Isto desperta curiosidade sobre a informação aí contida, a que se acede rapidamente através de um smartphone com um simples leitor de códigos QR. Como se vê, o UA Informa informa o cidadão sobre práticas de sustentabilidade fomentando uma mudança de atitudes consciente.

Acompanha-nos na sua próxima visita ao campus?

* Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente no site UA.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.