EDP Distribuição aposta na proteção da floresta e das suas infraestruturas

1807
Estrada Florestal, Vagos.

A EDP Distribuição procedeu à renovação e constituição de faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas aéreas de Alta e Média Tensão no distrito de Aveiro, nos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais da Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança da rede elétrica.

Os trabalhos de limpeza da vegetação decorreram entre 21 de janeiro e 14 de maio deste ano nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos. A intervenção, que foi realizada ao longo de 32,76 km de linhas de Alta Tensão e de 74,68 km de linhas de Média Tensão, teve um custo de aproximadamente 130 mil euros.

Há 25 anos que a EDP Distribuição faz a inspeção termográfica das linhas, com voos de helicóptero, para a deteção de pontos quentes, para além da inspeção visual terrestre. Em 2018 contabilizou 650 horas de voo de helicóptero. Com a alocação de mais um meio aéreo destinado à vigilância das linhas elétricas, prevê realizar, até ao final de 2019, mil horas de voo.

Até ao final de 2019, a EDP Distribuição vai investir, em todo o país, 11 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas de distribuição de eletricidade. Deste montante, 8,8 milhões de euros estão relacionados com a gestão e limpeza da vegetação em torno das linhas de eletricidade e 2,2 milhões de euros em inspeções.

O reforço do investimento face a 2018 (cerca de 33%) está associado ao aumento do número de Planos Municipais de Defesa de Floresta Contra Incêndios aprovados, a par da subida dos preços destes serviços desde os incêndios de 2017. Desde 2008, a empresa já investiu um total de 72 milhões de euros na segurança das infraestruturas, com impacto direto na defesa e proteção do património florestal.

EDP Distritbuição

Publicidade, Serviços & Donativos