eBikes: Bosch investe em Ovar 6.5 milhões de euros e abre 350 vagas para desenvolver componentes

1238
Bosch.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Bosch anunciou hoje em comunicado que está “a trazer a área de negócio das eBikes para Portugal”, tendo colocado as unidades de Braga e de Ovar “a assumirem um papel preponderante nas vertentes de desenvolvimento e produção destas tecnologias dentro do Grupo”.

A multinacional alemã acredita que as eBikes “desempenham um papel central na mobilidade do futuro enquanto um dos meios de transporte mais sustentáveis, e por isso este assume-se como um negócio estratégico para a empresa.”

O investimento nos projetos eBikes planeados para Portugal, acrescenta a Bosch, “vem reforçar a aposta do Grupo no país, com mais postos de trabalho, reforço das equipas de I&D, novas linhas de produção, e consequente impacto positivo no volume de negócio em Braga e Ovar, que se prevê ser crescente ao longo dos próximos anos.”

No caso da unidade da Bosch em Ovar, a criação de uma equipa para o projeto eBikes traduz-se num investimento de 6,5 milhões de euros e no recrutamento de cerca de 300 pessoas para as operações, 30 novos colaboradores para as áreas técnica e de engenharia, e mais de 20 perfis especializados para I&D.

Esta unidade da Bosch será responsável pelo desenvolvimento, industrialização e produção de ‘Connect Devices’ para as eBikes, nomeadamente, displays e remote controls, soluções responsáveis por fazer a gestão e o controlo do equipamento.

Para além disso, a equipa de Ovar será também responsável por realizar diversos processos de assemblagem e de controlo de elevada precisão.

Para fazer face às necessidades de crescimento da equipa, a Bosch informa que está a recrutar para Ovar perfis diversos para áreas como engenharia e desenvolvimento de software, engenharia industrial, engenharia mecânica, UX/UI Design, entre outros.

“A perspetivas de negócio deste projeto na unidade de Ovar é de crescimento, com uma faturação planeada de 40 milhões de euros em 2023, que deverá duplicar nos anos seguintes”, refere o comunicado.

Discurso direto

“A criação desta nova área de negócio na Bosch em Ovar permite-nos alicerçar ainda mais a nossa diversificação de portfólio, incrementar as nossas competências e aprendizagens, e além disso desempenharmos um papel importante numa área que é estratégica para o negócio da Bosch a nível global” – António Pereira, administrador da Bosch Ovar.

Fábrica de Braga também recebe investimento para desenvolvimento de eBikes

Na unidade da Bosch em Braga, o negócio das eBikes tem vindo, também, “a ganhar cada vez maior dimensão”. As equipas estão atualmente a trabalhar no desenvolvimento e produção da drive unit, sensores, eletrónica de gestão das baterias (BMS – Battery Management Systems) e componentes para as eBikes, num trabalho multidisciplinar que conta com o contributo, por exemplo, das equipas de mecânica e software, que comunicam e discutem soluções para que o produto final respeite todos os parâmetros de qualidade e fiabilidade exigidos nestes equipamentos.

A nível de produção, a previsão é que até 2026 existam na fábrica de Braga oito linhas de produção dedicadas à produção de componentes para as eBikes. Perspetiva-se, assim, “a necessidade de aumentar as equipas, com 64 novos colaboradores, mas também um peso crescente que este projeto vai tendo na faturação desta unidade, e que no próximo ano se prevê chegue aos 30 milhões de euros”.

“O impacto da aposta da Bosch na área de negócios das eBikes em Portugal faz-se também sentir na localização de Lisboa, onde a empresa criou uma área de suporte técnico, serviços pós-venda e marketing”, refere a empresa.

Discurso direto

“A Bosch está muito focada no desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável, e a eBike é um dos produtos com maior sucesso nesse âmbito. Assumir este novo negócio numa área que tem provado o seu valor no mercado e sensibilizado um número cada vez maior de pessoas um pouco por todo o mundo é, para nós, mais uma forma de consolidar a competitividade das nossas atividades em Portugal no seio da Bosch” – Carlos Ribas, representante do Grupo Bosch em Portugal.

Oportunidades de emprego em https://www.bosch.pt/carreiras/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.