Ribau Esteves.

Ribau Esteves admite que a vitória da Aliança em Aveiro foi “agridoce”, mas sublinha que o que importava era vencer, cabendo agora a Luís Souto definir “a estratégia” para governar. Será a segunda vez na história autárquica do município que o presidente terá de governar sem maioria absoluta, como aconteceu com Alberto Souto em 1997.

Artigos relacionados

Luís Souto é o novo presidente da Câmara de Aveiro, sem maioria absoluta

Autárquicas 2025 / Aveiro: Aliança perdeu a presidência da Junta da Glória – Vera Cruz

O ainda presidente da Câmara, que vai preparando a transição, destaca, antes de mais “a excelente vitória do PSD” em termos nacionais, ainda que “as coisas não correram muito mal ao PS”, apesar de ter de ceder as presidências da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e da ANAFRE (freguesias).

“O Chega nasce para o poder local, com três Câmaras, embora com menos votos das legislativas, mas não faz sentido comparar”, destaca ainda Ribau Esteves.

“A nota principal é o PSD que ganha mais Câmaras, incluindo as cinco maiores: Porto, Lisboa, Gaia, Sintra e Cascais. Uma boa vitória, vai regressar à liderança da ANMP e da ANAFRE”, volta a sublinhar.

Na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, merece nota de relevo do ainda edil a “vitória mais esmagadora do PSD”, com nove em 11, mercê das conquistas aos movimentos independentes que deixaram de existir enquanto presidências em Ílhavo e Anadia

“Mantém-se uma região sem Câmaras do PS e existe desde há longo tempo a garantia da continuidade de um bom trabalho”, refere Ribau Esteves.

Localmente, apesar do “primeiro lugar” numa disputa para a Câmara em que o que “interessa é ganhar”, a Aliança perde a maioria absoluta e vê um terceiro partido a entrar.

“Vamos ver como o presidente eleito vai organizar o trabalho para gerir sem maioria, não vai ter esse instrumento muito útil para a governação, é uma vitória com sabor agridoce, por não ter maioria absoluta”, admite o ainda presidente.

Apesar da perda de votos, Ribau Esteves destaca a maioria absoluta na Assembleia Municipal com as inerências dos presidentes de Junta eleitos, deixando um lamento para a perda da freguesia da cidade para o PS.

“Na Glória – Vera Cruz a Aliança com Aveiro tinha uma má candidata e o PS tinha um bom candidato, os eleitores souberam fazer essa diferenciação”, assumiu.

Discurso direto

“Numa análise de resultados desta natureza não é possível ir ao pormenor. Existe um projeto que ganha, um projeto que claramente perde, o PS é o grande derrotado. O Chega tem uma vitória, elege um vereador que pode ter um papel importante na governação em 4-4-1. Agora dizer que a Aliança perdeu a maioria porque podia ter puxado mais por isto ou aquilo, tenho a minha opinião, disse o que não achava bem, mas são conversas que ficam por nós, mas não é possível dizer que aquele projeto está errado e foi culpado por perdermos votos, não é possível dizer isso” – Ribau Esteves.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).