Cidade de Aveiro (foto /www.rialidades.pt/).

Os preços das casas em Portugal subiram 6,8% em dezembro face ao mesmo mês de 2024, segundo o índice de preços do portal de anúncios Idealista. Comprar casa tinha um custo de 3.019 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro, tendo em conta o valor mediano.

Lisboa mantém-se como a cidade onde é mais caro comprar casa, com um preço mediano de 5.995 euros/m2. Seguem-se Porto (3.885 euros/m2) e Funchal (3.861 euros/m2). No quarto e quinto lugares surgem Faro (3.435 euros/m2) e Setúbal (3.010 euros/m2).

Logo a seguir posicionam-se Aveiro (2.762 euros/m2), Évora (2.488 euros/m2), Ponta Delgada (2.371 euros/m2), Coimbra (2.256 euros/m2), Viana do Castelo (2.203 euros/m2) e Braga (2.149 euros/m2).

Analisando os dados de dezembro, os preços das casas subiram em todos os 26 distritos e ilhas analisadas. A maior subida anual foi registada na ilha de Porto Santo (42,6%), destacando-se de forma muito expressiva face às restantes regiões. Seguem-se a ilha do Faial (29%), ilha de São Miguel (20,2%), ilha Terceira (19,9%), Santarém (18,8%) e Setúbal (18,3%).

Com variações igualmente relevantes surgem ainda a Guarda (17,1%), Castelo Branco (15,7%), ilha da Madeira (14,3%), ilha do Pico (13,9%), ilha de São Jorge (13,4%), Viseu (13,2%), Leiria (12,8%), Aveiro (12,2%), Portalegre (12%), Viana do Castelo (11,6%), Braga (10,8%) e Évora (10,7%).

Para a realização do índice de preços imobiliários do site Idealista, são analisados ​​os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).