Duas rodas: 2021, o ano do futuro

870
Foto ABIMOTA.
Dreamweb 728×90 – Video I

Começamos esta resenha do ano de 2021 com um título um pouco ambíguo, mas cheio de significado porque, efetivamente foi o ano em que foram dados passos decisivos na preparação de um futuro diferente, com novas competências e maiores exigências.

Por Gil Nadais *

A ABIMOTA viu reconhecido o seu trabalho nas Áreas da Inovação, Investigação e Desenvolvimento e foi incluída na rede de entidades de Inovação e I&D o que fortifica o seu papel como entidade de interface.

A afirmação de Portugal como líder no fabrico de bicicletas na Europa, pelo segundo ano consecutivo, pelo Eurostat, veio dar ainda mais relevo ao setor e criar uma apetência pela comunicação social europeia e não só, que se materializou por inúmeros artigos na imprensa escrita, mas também em canais de TV, não só da Europa, mas um pouco de todo o mundo.

Para responder às solicitações do mercado, as empresas reforçaram a sua ação o que se traduz num aumento de exportações, relativamente ao ano de 2020, que tinha sido o melhor ano de sempre, superior a 35%.

A ABIMOTA, como um dos motores deste dinamismo, assumiu a responsabilidade de se capacitar para responder ainda melhor aos seus associados, aumentando as suas competências, nomeadamente na área da metrologia, capacitando-se para realizar calibrações nos domínios das forças, deslocamento e temperatura, e de não menor importância, a realização de ensaios de avaliação dimensional e a meios termorregulados no âmbito da acreditação, tendo já sido auditada e estando de momento a aguardar apenas a publicação do facto.

Pela primeira vez realizamos, todos os testes relativos às bicicletas elétricas em Portugal, e um número muito significativo dentro das instalações da ABIMOTA utilizando os recursos recentemente adquiridos que nos capacitam a um nível elevado para responder às necessidades dos associados e do setor. A seleção e investimento nestes recursos visou também dar resposta à evolução do setor da mobilidade sustentável, nomeadamente tendo também como foco, os ensaios a trotinetes elétricas e cargo-bikes.

Estamos na fase final da certificação em ISO 9001 e ISO14001, num sistema integrado que será auditado no início de 2022. O desafio para 2022 é a sustentabilidade, não só na nossa actividade, mas também na dos nossos associados sendo não só um desígnio, mas também uma necessidade e uma exigência.

Iniciamos o projeto BikeUP que tem por objetivo promover o empreendedorismo no setor das duas rodas, mas demos também continuidade, com as limitações que o Covid impôs, à participação em feiras internacionais, sendo que a feira da Alemanha, EuroBike, que se realizou pela última vez em Friedrichshafen, foi um enorme êxito para as empresas participantes.

Dois mil e 21 ficou marcado também pelo aumento das capacidades das empresas portuguesas e pela resposta que dão ao setor. Em primeiro lugar temos de referir o início de funcionamento da CarbonTeam que afirma Portugal na vanguarda do que se faz de mais avançado no mundo do ciclismo.

Não podemos deixar de ter uma palavra também para todas as empresas que aumentaram a sua capacidade produtiva, entraram em novas áreas e fortaleceram, desta forma a sua capacidade de intervenção no mercado. Neste contexto não podemos deixar de referir a candidatura às agendas mobilizadoras que reuniu 34 empresas, quatro entidades do sistema científico e tecnológico e a ABIMOTA, e onde está previsto um investimento superior a 258 Milhões de Euros, e que o projeto já viu reconhecido o seu mérito, tendo passado segunda fase com uma avaliação de MUITO BOM.

Neste projeto está incluída uma nova entidade para se dedicar à Inovação e Desenvolvimento do setor das duas rodas, com um investimento muito significativo, mas que será fundamental para que Portugal possa continuar a afirmar-se no setor ao mais alto nível.

Muitas outras iniciativas de relevo foram desenvolvidas durante o ano de 2021, mas não queremos terminar sem referir a entrada do Presidente da ABIMOTA para Vice- Presidente da Conebi que irá reforçar ainda mais a presença de Portugal nos centros de decisão Europeus.

Sem nos alongarmos em iniciativas, não queremos deixar de dar uma palavra também relativamente às ferragens e ao mobiliário metálico que, no ano de 2022 terão, a primeira, participação em eventos internacionais, e uma reestruturação interna criando responsáveis pelos diferentes setores.

Dois mil e 21 terminou, mas lançou as raízes para um trabalho ainda mais profícuo em prol das empresas, das pessoas que nelas trabalham e da nossa sociedade.
2022 será desafiante!

* Secretário-Geral da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.