Dormir bem é mais importante do que pensa

673
Cama (imagem genérica).
Dreamweb 728×90 – Video I

Quando as pessoas dedicam uma parte do seu dia ao trabalho, outra parte a família e outros momentos para refeições, poucas são as pessoas que efetivamente pensam que dormir é também algo muito importante para nós.

Efetivamente devemos ter algumas horas de sono para que no dia seguinte possamos estar relaxados e prontos para um novo dia, embora muitas pessoas não entendam a importância de saber dormir bem.

São muitas as interpretações sobre quantas horas devemos dormir, mas todas as pessoas concordam sobre a forma como dormir: deve dormir de uma forma relaxada e com uma posição que lhe dê conforto. Deve agasalhar o seu corpo nos tempos mais frios, como agora, mas também deve dormir com um bom colchão, como os que encontra no Heroi do Sono.

O colchão importa?

Ter um colchão de qualidade é efetivamente uma boa forma de assegurar que consegue dormir sem dificuldades, uma vez que se o seu corpo vai estar relaxado também vai conseguir ter uma noite descansada. Existem vários tipos de colchões, que se podem dividir em três tipos de fases: o conhecimento do seu corpo, a posição preferida que tem quando está a dormir e as suas necessidades individuais.

Ao contrário do que pensa, é possível encontrar colchões baratos e bons. Existem inclusivamente sites que se dedicam a comprar colchões onde pode introduzir algumas informações e consultar qual é o colchão melhor para si. Desta forma, assegura uma qualidade de sono e também um colchão de qualidade, quer seja apenas para si ou para a sua cara-metade.

A importância de dormir

Dormir não tem apenas a ver com a hora é que nos deitamos, existem uma série de coisas que podem aumentar a qualidade do nosso sono, como por exemplo manter o peso ideal, reduzir o stress e ter também uma boa almofada. Quando dorme melhor, tem também uma vida mais saudável, evitando assim o risco de diabetes ou problemas cardiovasculares, melhorando o seu humor e a forma como lida com os outros, aumentando a sua concentração e evitando acidentes ou distrações causadas pelo cansaço.

E se não dormir o suficiente?

O ideal é sempre dormir as famosas oito horas de sono completas, no entanto se repetidamente não conseguir dormir estas horas poderá ter alguns problemas como por exemplo a obesidade, que pode aparecer em pessoas que dormem menos de seis horas, a hipertensão e doenças relacionadas ao distúrbio de sono e alterações de saúde que podem levar, nos casos mais graves, a transtornos mentais.

Se por algum motivo não consegue ter as horas de sono suficientes, poderá consultar o seu profissional de saúde pois existem medicamentos que podem ser introduzidos no seu quotidiano para que consiga dormir mais e melhor com uma boa qualidade de vida.
Por outro lado, deve evitar o uso de equipamentos tecnológicos antes de dormir, uma vez que a “luz azul” dos telemóveis e tablets pode influenciar negativamente a forma como dorme, enganando o cérebro para que, erradamente, esta perceba que não é uma boa hora para dormir quando na realidade o deve fazer.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.