Distrito de Aveiro com menos 13% de empresas em processo de insolvência

1156
Zona Industrial de Taboeira, Aveiro.

No ano de 2022, o distrito de Aveiro apresentou “uma queda significativa de 13% nos processos de insolvência, comparando com o ano de 2021”.

Segundo um estudo da Insight View citado pela plataforma Iberinform, nas dissoluções de empresas também ocorreu um decréscimo nesta rúbrica (menos 15% durante o mesmo período).

“O oposto verificou-se nas constituições, visto que foram constituídas 2.076 novas empresas em Aveiro no ano de 2022, um aumento de 5% face ao ano passado, o que revela o crescente interesse na região portuguesa”.

O distrito de Aveiro é composto por 19 concelhos, sendo o seu tecido empresarial cerca de 6% do total de empresas portuguesas que apresentaram as suas contas.

Santa Maria da Feira posiciona-se como o líder no número de empresas, com 20% do total das empresas do distrito, seguido de Aveiro (14%), Oliveira de Azemeis (9%), Ovar (7%), Agueda (7%) e Ilhavo (5%).

As exportações de Aveiro representam 32% do total do volume de negócios.

A distribuição por dimensão de empresa mostra uma forte dispersão, em que 84% das empresas são microempresas. Estas apenas totalizam 10% do total do volume de negócios das empresas de Aveiro.

As pequenas empresas totalizam cerca de 13% das empresas do distrito (26% da faturação), e as empresas médias são aproximadamente 2% do total (com 23% da faturação). Apesar das empresas grandes representarem 0,5% do total de empresas, estas faturam 41% do total do volume de negócios.

36% das empresas concentram-se na área dos serviços. No entanto, estas empresas representam apenas 6% do total do volume de negócios do distrito.

Os restantes setores em destaque em Aveiro são: indústria, que apesar de representar apenas 16% do total de empresas de Aveiro, é o setor com o maior volume de negócios, contabilizando 58% do total; e construção (10% do empresas e 4% do volume de negócios).

» As empresas constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total das empresas e apresentam uma faturação de apenas 6% do total de volume de negócios;

» As empresas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás contabilizam 19% do total das empresas de Aveiro, com uma faturação de 8% do total do distrito;

» Seguindo para as empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás, estas representam 12% das empresas de Aveiro, totalizando 12% do volume de negócios;

» As empresas que têm entre 16 e 25 anos são 20% do total das empresas de Aveiro, e faturam 23% do total do distrito;

» Por último, as empresas com mais de 25 anos representam 18% das empresas de Aveiro, apresentando uma faturação de 51% do total de volume de negócios. Por isso, conseguimos perceber que as empresas com maior volume de faturação são as que estão consolidadas nos seus respetivos setores há mais tempo.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.