Diogo Carvalho: Uma carreira desportiva repleta de êxitos

2335
Diogo Carvalho.

É ao nível da selecção nacional e das competições internacionais que essa expressão se torna mais significativa, tornando-o no atleta mais internacional de sempre.

Por Vítor Raposo *

Diogo Filipe Silva de Carvalo, nascido a 26 de Março de 1988, é possuidor de um palmarés e um currículo desportivo de destaque, que o colocam como uma das referências de sempre da natação nacional.

Cedo despontou para a modalidade, no seu clube de sempre, o Clube Galitos de Aveiro, com requisitos técnicos que faziam prever uma ascensão meteórica para patamares de excelência.

Nos Campeonatos Nacionais para grupos de idade, que se realizaram em Campanhã, em Julho de 2001, o Diogo nadou as 5 provas que o regulamento permitia e obteve um terceiro lugar na prova de 400 livres, foi vice-campeão nos 200 livres, 100 mariposa e 200 estilos e sagrou-se pela primeira vez campeão nacional, no grupo 4 (hoje infantil B), nos 100 livres com a marca de 1:00,31.

Desse ano já distante, até hoje, alcançou 78 títulos de campeão nacional, em provas individuais, sendo 30 absolutos, 27 de sénior, 7 de júnior, 10 de juvenil e 4 de infantil, conforme demonstra o quadro seguinte.

O seu nome está também sempre presente em inúmeras folhas de registo dos recordes nacionais. Desde o dia 7 de Julho de 2002, em Rio Maior, quando superou o recorde nacional dos 200 livres, grupo 3 (hoje infantil A), com a marca de 1:59,19, que veio continuamente a inscrever o seu nome, nas diversas categorias e
técnicas, perfazendo um total de 127 recordes nacionais, sendo 101 em provas individuais e 26 em estafetas, conforme o quadro.

Se os números anteriormente descritos, não deixam margem para dúvidas, sobre o que foi a prestação do Diogo Carvalho, no panorama da natação nacional intramuros, é precisamente ao nível da selecção nacional e das competições internacionais, que essa expressão se torna mais significativa, tornando-o no atleta mais internacional de sempre, com 85 representações e muitas, nos grandes palcos da natação internacional, como sejam as 16 presenças em Campeonatos da Europa (10 em piscina curta e 6 em piscina longa), 12 em Campeonatos do Mundo (6 em PC e 6 em PL) e nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, de 2012 em Londres e de 2016 no Rio de Janeiro, com resultados de excelência em várias finais, inclusive com a subida ao pódio por duas vezes em Campeonatos da Europa.

O Diogo põe hoje um ponto final na sua longa carreira desportiva, com mais de 20 anos, repleta de êxitos. Para todos nós, amantes da modalidade, que nos habituámos a
vê-lo nadar com subtileza, com requinte técnico, com qualidade competitiva e a deslizar na água, qual golfinho ondulante, ficamos saudosos, mas simultaneamente plenos de imagens gratificantes que ficarão na nossa memória.

Ao Diogo Carvalho, o nosso OBRIGADO.

* Treinador de natação, Federação Portuguesa de Natação.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.