Dia da Região de Aveiro 2018

1541
CIRA (arquivo).

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) assinala pelo 5º ano consecutivo, o Dia da Região de Aveiro, herdeira da Associação de Municípios da Ria desde 1989, após outras designações legais, foi fundada a 16 de outubro de 2008.

A celebração deste importante património institucional inicia-se este sábado, 13 de outubro, junto da diáspora portuguesa e aveirense, em Paris, com uma receção da Câmara local à comitiva da Região de Aveiro, liderada pelo Presidente da CIRA e que integra todos os Presidentes das Câmaras Municipais da Região de Aveiro, o Secretário Executivo da CIRA e o Presidente do Turismo do Centro de Portugal.

A Câmara de Paris e a Associação Cap-Magellan têm preparada uma homenagem à CIRA, seguida de uma Gala na Câmara de Paris, com a participação da Tuna Universitária de Aveiro e com uma mostra gastronómica “Ria de Aveiro”.

No dia 16 de outubro, terça-feira, pelas 14:45, terá lugar o Conselho Intermunicipal, nos Paços do Concelho do Município de Ovar.

A celebração continua no dia 21 de outubro, domingo, com um concerto da Orquestra Filarmónica das Beiras, dirigida por António Vassalo Lourenço e acompanhada pelo pianista Nicolas Bourdoncle, pelas 17:00, na Casa da Cultura de Ílhavo. Este concerto é oferecido pela CIRA à População, sendo por isso o acesso livre.

A encerrar as comemorações, o Mercado do Peixe de Aveiro recebe no dia 22 de outubro, segunda-feira o evento “Ao Sabor da Ria de Aveiro” com encontro de antigos e atuais Autarcas e prova de produtos regionais, pelas 19:30, com o Chef Tiago Santos (iniciativa de acesso reservado a convidados).

Esta é também a celebração do intermunicipalismo, uma dimensão diferente de organizar o território e de investir numa estratégia comum para os cidadãos em áreas municipais e regionais, com crescente multidisciplinariedade, parcerias, capacitação, proximidade e envolvimento,

Celebrar esse caminho é aprender com as experiências, valorizar os resultados e projetar conjuntamente uma Região com identidade, dinâmica, coesa, sustentável e geradora de oportunidades.

Programa do Dia da Região de Aveiro 2018

13 de Outubro
– Câmara de Paris: Celebração da República Portuguesa
– Homenagem à Comunidade Intermunicipal da Região Aveiro
– Gala com a Tuna Universitária de Aveiro e Mostra Gastronómica Ria de Aveiro

16 de Outubro – Dia da Região de Aveiro
(Local: Paços do Concelho, Ovar)
14:45 – Conselho Intermunicipal

21 de Outubro – Concerto do Dia da Região de Aveiro
(Local: Casa da Cultura, Ílhavo)
17:00 – Receção e boas vindas
– Concerto Anual da Região de Aveiro com a Orquestra Filarmonia das Beiras

22 de outubro – Ao Sabor da Ria de Aveiro
Encontro de antigos e atuais autarcas (segunda-feira),
(Local: Mercado do Peixe, Aveiro)
19:30 – Prova produtos locais – Chef Tiago Santos

Comercio 780