Desenvolvimento sustentável: Mealhada rumo à Agenda 2030

669
Foto da Câmara da Mealhada.

O Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada (CIA) recebeu um encontro da Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal) com os municípios da CIM – Região de Coimbra e da Região de Aveiro, que visa promover sinergias com agentes locais para o cumprimento do desígnio da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Estes “Laboratórios Dinâmicos ODSlocal”, intitulados “Rumo a 2030 – Agentes locais em ação”, procuram encontrar potenciais sinergias entre a autarquia e os agentes locais empenhados em projetos locais de mudança e promover dinâmicas de partilha com a perspetiva sobre o contributo que constituem para a sustentabilidade local.

Na Mealhada, existem já dois projetos ODSlocal ancorados, o Centro de interpretação Ambiental e a Eco Quinta Villa Maria, da Living Place, enquadrados nos objetivos de Educação de Qualidade, Vida sobre a terra e Combate às mudanças climáticas.

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável são 17, subdividindo-se em cinco categorias: Pessoas, que inclui objetivos como erradicar a pobreza e a fome, saúde e educação de qualidade e igualdade de género; Prosperidade, com objetivos como trabalho digno e crescimento económico, redução das desigualdades ou energias renováveis e acessíveis; Planeta, com objetivos como a ação climática, a água potável e saneamento e a proteção da vida terrestre e marítima; Paz, com objetivo de alcançar paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias, que se refere à implementação e parcerias para o alcance dos objetivos.

“Somos únicos e entregamos o nosso tempo e o nosso empenho em torno de objetivos muito diversos. Este grupo de agentes da região de Coimbra, que se juntou aqui na Mealhada, confirma-o e é isso que torna tão importante a mobilização da comunidade e dos agentes públicos para os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Com os 17 ODS e os projetos que envolvem temos foco, ganhamos instrumentos e temos tantas pessoas para partilhar esse caminho coletivo que só pode dar bons resultados. Este é o tempo das ações e estamos no caminho certo, porque todos têm espaço nele, principalmente nos resultados positivos”, sublinha Hugo Silva, vereador da Câmara Municipal da Mealhada.

Mais informações em https://odslocal.pt/

Câmara da Mealhada

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780