Deputada do PSD confrontra ministro da Saúde com futuro do hospital de Ovar

868
Meios de apoio a utentes do Hospital de Ovar.

A deputada do PSD Carla Madureira questionou, esta quarta-feira, na Assembleia da República, o ministro da Saúde sobre a integração do Hospital Francisco Zagalo, de Ovar, nas futuras unidades locais de saúde (ULS) sem que lhe tenha sido dada, no entanto, “uma resposta concreta”.

“A parlamentar aveirense insistiu na pertinência da colocação da unidade hospitalar vareira na ULS de Entre Douro e Vouga, dada a proximidade em relação aos utentes do concelho de Ovar”, refere um comunicado do PSD.

“Fecharam a maternidade, fecharam a urgência, demoraram sete anos a lançar a obra do bloco cirúrgico do hospital, fecharam a unidade de saúde de Maceda – onde o Município de Ovar fez um investimento de quase meio milhão de euros –, fecharam a unidade de saúde de Arada e tentaram fechar outras mais, à boleia do Covid”, lamentou Carla Madureira na pergunta dirigida ao ministro da Saúde, no âmbito de uma audição regimental.

Carla Madureira questionou o governante sobre se estaria em condições de garantir que o Hospital Francisco Zagalo fará parte da futura ULS de Entre Douro e Vouga, “tendo aquele respondido que as pessoas de Ovar poderão escolher livremente o hospital a que vão recorrer independentemente da ULS que venha a integrar”.

Para a deputada, “o PS no Governo, e na gestão da Saúde, tem posto em marcha a maior operação de sempre no esvaziamento da rede de serviços de saúde em Ovar e, pelos vistos, ainda quer ir mais longe”.

Estará em causa o fecho de serviços de forma a “induzir, para não dizer obrigar, os cidadãos de Ovar a deslocarem-se ao hospital de Aveiro, quando têm o de Santa Maria da Feira a 10 quilómetros de distância”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780