“Denúncias, inércia e silêncio”

1814
Sever do Vouga.

Temos um problema de interioridade que inibe profundamente a competitividade das inúmeras empresas sediadas em Sever do Vouga.

Artur Marques Arêde *

Há vários anos a esta parte que se discute, planeia e se cai no esquecimento, quanto à conclusão da ligação por estrada do Alto da Serra, que ligam Silva Escura (Angios) no concelho de Sever do Vouga, a Ribeira de Fráguas, no concelho de Albergaria-a-Velha, a velhinha M554.

Ora, o troço que pertence ao concelho de Albergaria-a-Velha, encontra-se concluído e em excelentes condições de tráfego, mas, e há sempre um mas… chegados ao concelho de Sever do Vouga, entramos num outro universo completamente absurdo.

A estrada apresenta-se completamente degradada, esburacada, estreita, sinuosa, insegura, uma vergonha. O problema é antigo, as denúncias são velhas, mas a inércia e o silêncio continuam.

A falta de intervenção neste trajecto é notória no tamanho dos “buracos” e nos condicionalismos que a via apresenta, fazendo perigar a “saúde” dos carros que nela circulam e a segurança dos condutores.

Curiosamente, como é sabido, temos um problema de interioridade que inibe profundamente a competitividade das inúmeras empresas sediadas em Sever do Vouga, e discute-se há demasiado tempo as alternativas para uma mais funcional acessibilidade à sede do concelho.

O troço da estrada em questão, de Angios ao Alto da Serra, prevê a rectificação de curvas e pavimentação, na continuação da estrada de Dornelas a Silva Escura, que supostamente seria uma via estratégica para passagem de viaturas de maior dimensão, e um acesso privilegiado de saída para o litoral, para as freguesias mais a norte do concelho, e mesmo para os municípios mais a norte.

O troço aqui em questão, está aliás na lista das promessas eleitorais dos autarcas do Município de Sever do Vouga, em exercício, tal como a almejada ligação à A25, entre outras promessas, e que, sistematicamente, fazem parte das promessas eleitorais sempre que há eleições. Até lá…

* Munícipe de Sever do Vouga.